Cultura

Câmara recebe exposição da artista Mahyrah Alves

Mostra ficará na Galeria Décimo de 13 de maio a 12 junho

10/05/2019 - 15:58  

O Centro Cultural Câmara dos Deputados apresenta a exposição “Unidade Funcional de uma Topografia da Intimidade”, da artista Mahyrah Alves. Inspirada na experiência de reclusão, própria da maternidade, a mostra apresenta a transposição de cantos para o ambiente expositivo, e propõe revelar locais domésticos e seus acontecimentos. A partir de uma narrativa não linear, as obras refletem um esquecimento de si e do mundo. A exposição pode ser visitada até o dia 12 de junho, na Galeria Décimo - Anexo IV da Câmara dos Deputados.

Sobre a artista

A pesquisadora e artista visual Mahyrah Alves nasceu e cresceu no Rio de Janeiro. Com mãe e pai artistas, teve a arte presente em sua vida desde a infância. Em 2011, iniciou graduação em Pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Sempre que possível transitando entre a universidade e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, começou uma pesquisa plástica direcionada à espacialidade dentro da pintura, desdobrando espaços e suportes.
Ao se tornar mãe, em 2013, indagações sobre o cotidiano passaram a fazer parte da poética de seus trabalhos, que tiveram sua espacialidade potencializada. Antes bidimensional, essa estruturação espacial ganha o mundo, a partir da espacialização das telas e da apropriação de objetos do cotidiano. Os trabalhos ganham autonomia em forma de instalações, performances e apropriações e passam a se desdobrar em torno de questões metafísicas.

Serviço

Exposição “Unidade Funcional de uma Topografia da Intimidade”
Data: 13 de maio a 12 de junho
Local: Galeria Décimo, Anexo IV da Câmara dos Deputados
Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 17h