Cultura

Câmara recebe exposição Análogas

Abstrato e figurativo se contrapõem e se complementam nos trabalhos de Barbara Haro e Luiza Urban. Obras podem ser visitadas de 27/03 a 17/04

26/03/2019 - 10:13  

Exposição Análogas _ Bárbara Haro

O Centro Cultural Câmara dos Deputados inaugura, nesta quarta-feira (27), a exposição “Análogas”, de Barbara Haro e Luiza Urban. Em uma parceria inusitada, abstração e figuração se contrapõem e se complementam nos trabalhos das artistas. Enquanto Barbara possui um estilo de pintura “focada” e “desfocada”, com cores rebaixadas de luz intensa, Luiza utiliza cores vibrantes e saturadas, que perpassa por alguns momentos da história da arte do século XX. O que elas têm tecnicamente em comum são o apreço por uma pincelada mais precisa e cuidadosa, a passagem de tonalidade gradativa e suave, a ilusão de tridimensionalidade no plano, a ênfase na questão figura e fundo e o interesse pela pesquisa da cor.

A visitação pode ser feita até o dia 17 de abril, de segunda a sexta, das 9h às 17h, no Espaço do Servidor - Anexo II da Câmara.

Biografias

Barbara Haro nasceu em Curitiba (PR). Iniciou seus estudos em pintura a óleo em 2004, aos sete anos, no Ateliê Formando Novos Talentos, onde participou de exposições coletivas e ações de pintura ao vivo ao longo de oito anos. Aos 17 anos, ingressou na Universidade Federal do Paraná no curso de Ciências Biológicas, mas, após dois anos, abandonou o curso para ingressar na Licenciatura em Artes Visuais da Escola de Música e Belas-Artes do Paraná (Embap).

Participou das exposições coletivas “Imersão em Cores” e “Até as Portas”, em 2017. No mesmo ano, começou a trabalhar no Museu Alfredo Andersen no Setor de Pesquisa, onde adquiriu conhecimento sobre conservação e curadoria de exposições contemporâneas. Em 2018, idealizou e realizou a exposição “Duas”, em parceria com Luiza Urban.                                                                                                                                                       

Exposição Análogas _ Luiza Urban

Luiza Urban também é de Curitiba (PR). Em 2012, ingressou no Centro Juvenil de Artes Plásticas, onde teve um desenho selecionado para a 19th International Biennial of Children’s and Young People’s Graphic Art, evento realizado em Torun, Polônia, em 2014. Desde então, desenvolveu parcerias com Geórgia Vieira, tendo como destaque a estrutura “Arte pela Arte”, exposta três vezes nas ruas de Curitiba. Em 2015, foi premiada em primeiro lugar na categoria fotografia, no concurso “O Que Transforma o Amanhã”. No ano seguinte, ingressou na Licenciatura em Artes Visuais da Escola de Música e Belas-Artes do Paraná (Embap) e atuou em várias expressões artísticas. Expôs seus trabalhos, em 2017, nas mostras coletivas “Imersão em Cores” e “Até as Portas”.

Ainda em 2017, entrou para o Setor Educativo do Museu Alfredo Andersen, na mediação de obras contemporâneas e do acervo. Lá, foi parte de duas mostras de alunos. Paralelamente, começou uma pesquisa acadêmica acerca de sua produção recente, e firmou parceria com Barbara Haro ao realizar a exposição “Duas”, em setembro de 2018, na Galeria Embap. Em 2019, inaugurou o trabalho de pesquisa e levantamento de obras do artista paranaense Mário Rubinski, com Eliane Prolik e Larissa Schip.

Serviço
Exposição: “Análogas”
Artistas:
Barbara Haro e Luiza Urban
Data: 27/03 a 17/04/2019
Local: Espaço do Servidor - Anexo II da Câmara dos Deputados
Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 17h