Cultura

Câmara promove exposição em homenagem ao Dia da Consciência Negra

05/11/2018 - 15:14  

A Câmara do Deputados realiza, de 6 de novembro a 12 de dezembro, a exposição “Zumbi e a Consciência Negra”, em referência aos 130 anos da abolição do trabalho escravo no Brasil, celebrados em 2018. A mostra faz parte da série “Histórias não contadas”, que recupera a memória de personalidades e os fatos históricos que foram desprezados ou omitidos pela história oficial.

“Tradicionalmente, a participação do negro em nossa história é vista de forma lacunar e sem a devida dimensão de que ele sempre se insurgiu contra sua condição de ‘escravizado’”, explica o curador da exposição, o historiador Ricardo Oriá. “Ele lutou e resistiu, tanto individualmente como participando de motins e revoltas, e integrando mocambos e quilombos que desafiaram a existência do sistema colonial escravista”, conclui.

Embora focada na figura histórica do líder negro Zumbi dos Palmares, a exposição aborda também a situação do negro na sociedade brasileira contemporânea, bem como as conquistas obtidas por esse segmento da população a partir da Constituição de 1988 e do Estatuto da Igualdade Racial. Em razão disso, a mostra apresenta uma galeria de personalidades negras, que, vencendo o preconceito e até mesmo a marginalização social, conseguiram alcançar posições de destaque em diferentes áreas de atuação.

Serviço

Exposição: Zumbi e a Consciência Negra
Data:
6 de novembro a 12 de dezembro de 2018
Local: Corredor de Acesso ao Plenário Ulysses Guimarães | Câmara dos Deputados
Visitação: segunda a sexta, das 9h às 17h
Entrada franca