Cultura

Obras de arte da Câmara passam por higienização

Paineis de Di Cavalcanti e Athos Bulcão recebem conservação preventiva

26/09/2018 - 11:04  

Higienização Athos Bulcão

O painel de Di Cavalcanti conhecido como “Candangos”, localizado no Salão Verde, passa por um processo de conservação preventiva. A equipe de restauradores da Coordenação de Preservação de Conteúdos Informacionais, do Centro de Documentação e Informação (Cobec/Cedi), está fazendo a higienização completa da obra para retirar a sujeira acumulada com o passar dos anos.

A restauradora Gil Chaves explica ser este um trabalho que demanda bastante esforço e tempo, visto que a ação pretende retirar não apenas a sujeira superficial, mas também aquela que aderiu à tela ao longo do tempo. Além disso, a obra mede três metros de altura por nove metros de comprimento e a limpeza é realizada centímetro por centímetro. “O processo de higienização periódica das obras é muito importante, pois previne a ocorrência de danos maiores”.

A limpeza é feita com uma técnica moderna que utiliza um gel produzido em laboratório. O gel tem a vantagem de não penetrar facilmente na obra, protegendo a camada de pintura que é muito sensível. Qualquer erro durante o procedimento pode resultar na remoção do material original, o que seria uma perda irreversível.

Higienização Painel Athos Bulcão

O painel em azulejos do artista Athos Bulcão, localizado no jardim do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), também está passando por um processo de higienização para remoção da sujeira acumulada e, posteriormente, os azulejos trincados ou com perdas de suporte serão restaurados.

A equipe da Cobec faz vistorias regulares em todas as obras e bens culturais que estão nos espaços comuns da Casa para avaliar a necessidade de intervenção, seja preventiva ou de restauração.