Cidadania

Participação política é o novo tema do espaço Flux da Escola Virtual de Cidadania da Câmara

Lançado no início do ano, o espaço oferece conteúdos sobre temas voltados à educação para democracia. A página reúne textos, imagens, vídeos e podcast

17/07/2019 - 09:33  

A Escola Virtual de Cidadania da Câmara dos Deputados disponibilizou novo tema no espaço de educação a distância Flux – participação política. Lançado no início do ano, o espaço oferece conteúdos sobre temas voltados à educação para democracia. A página reúne textos, imagens, vídeos e podcast. O objetivo do novo tema é esclarecer que a participação política não se resume ao voto, mas envolve processos diários de construção de ideias e tomada de decisões; ressaltar a importância de se acompanhar as decisões políticas; e apresentar outras formas de participação política.

A ideia do espaço é informar a sociedade sobre o papel do Legislativo, bem como sobre o funcionamento da instituição e as atividades dos deputados. Os outros temas já disponíveis são “O papel das leis” e a “Inclusão de pessoas com deficiência no contexto da educação e do trabalho”.

Todos os temas do Flux são desenvolvidos, em sua origem, para serem acessíveis para pessoas com deficiências visual e auditiva. A proposta é que não sejam necessários processos de adaptação posterior para que pessoas surdas e cegas possam ter acesso ao conteúdo. Mais do que o simples acesso, a plataforma tem sido pensada para
proporcionar experiências equivalentes a todos os usuários, independentemente de suas limitações.

O design do espaço possui programação compatível com leitores de tela para cegos, criação de audiodescrição para as imagens, produção de vídeos com intérpretes de libras, inserção de legendas nos conteúdos audiovisuais, desenho de soluções para que recursos como jogos e podcasts possam ser inclusivos para essas pessoas.

Confira a página do Flux