Cidadania

Especialistas debatem transparência e participação social na Câmara

Mais de 30 convidados de todo o País estarão presentes no LabHacker para compartilhar experiências que aprimorem a interação da Casa com os cidadãos

19/06/2019 - 14:53  

O Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados promove, entre os dias 24 de junho e 1º de julho, seu planejamento anual aberto e colaborativo com especialistas para debater desafios, projetos e ações fundamentais de participação social, cidadania e transparência no Legislativo para 2020. O evento, conhecido como "Nós do Lab”, contará com a presença de ativistas cívicos, pesquisadores, jornalistas, acadêmicos e servidores públicos de diversos órgãos. Deputados ligados às temáticas também estarão presentes para acompanhar os debates e sugestões.

A primeira dinâmica será presencial no dia 24 de junho, segunda-feira, sobre Transparência do Legislativo. Já estão confirmadas as participações do Observatório Social de Brasília; do Projeto Serenata de Amor; do LabHacker de São Paulo; da Secretaria de Transparência do Senado Federal; da Controladoria Geral da União (CGU); e da Revista Época-Política/Análise de Dados. No dia seguinte (25), três especialistas participam do debate via hangouts para analisar o resultado do dia anterior e trazer suas contribuições. Todas as etapas começam às 14 horas, e o dia do hangouts terá transmissão e participação ao vivo de todos os interessados pelo canal do LabHacker no Youtube (@labhackercd).

O segundo debate presencial será no dia 26 de junho, quarta-feira, sobre Participação Social. Para este momento, estão confirmados o Instituto Cidade Democrática; a Universidade de Brasília; o ITS-Rio; a startup de inovação Colab; o portal e-Cidadania do Senado; o grupo Nossas/Meu Rio; o Laboratório de Inovação do Governo Federal (GNova); a comunidade Pyladies do DF; o Laboratório de Inovação da Câmara Legislativa do DF (LabHinova); a organização de educação política Politize; e o grupo Calango Hacker. No dia seguinte (27), haverá novamente a etapa via hangouts com três especialistas, aprofundando um pouco mais o resultado do grupo presencial.

Cidadania
O terceiro momento será no dia 28 de junho, sexta-feira, para analisar os desafios sobre Cidadania. Estarão presentes o Observatório Social do Brasil; o Laboratório de Inovação da Anvisa; a startup Colab; a plataforma Change de abaixo-assinados; a Rede Urbana de Ações Socioculturais (RUAS); o Movimento Social Good Brasil; e o Movimento Gestão Pública Eficiente. No dia 1º de julho, segunda-feira, será realizada a etapa hangouts para fechar essa temática, com a participação de mais três especialistas.

O objetivo é, ao final de todo o processo, ter uma proposta mais consolidada sobre os desafios e sugestões de enfrentá-los que a sociedade civil organizada, os órgãos públicos, e a academia identificam para os temas Transparência, Participação Social e Cidadania. Essas sugestões serão, na sequência, analisadas e ranqueadas, para fazer parte do portfólio de projetos do Laboratório Hacker para 2020.

Serviço:
Evento: Nós do Lab, planejamento aberto e colaborativo com a sociedade
Local: Laboratório Hacker – Anexo IV, subsolo, sala 90. Ramais: 66003 / 66005 / 66009
Datas:
24 de junho, às 14h, com o tema Transparência no Legislativo. Dinâmica com convidados. 
25 de junho, às 14h, hangouts com especialistas para análise do dia anterior. Transmissão pelo canal @labhackercd no YouTube e envio de dúvidas e sugestões pelo chat da sala.
26 de junho, às 14h, com o tema Participação Social. Dinâmica com convidados.
27 de junho, às 14h, hangouts com especialistas para análise do dia anterior. Transmissão pelo canal @labhackercd no YouTube e envio de dúvidas e sugestões pelo chat da sala.
28 de junho, às 14h, com o tema Cidadania. Dinâmica com convidados.
01 de julho, às 14h, hangouts com especialistas para análise do debate anterior. Transmissão  pelo canal @labhackercd no YouTube e envio de dúvidas e sugestões pelo chat da sala.