25/03/2019 - 14h55

Câmara abre inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro 2019

Programa simula jornada parlamentar com estudantes de ensino médio, que devem enviar um projeto de lei de sua autoria, de tema livre e impacto nacional, propondo melhorias para o País. Encontro será realizado de 23 a 27 de setembro, em Brasília

Estão abertas, de 27 de março a 31 de maio, as inscrições para a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa da Câmara dos Deputados que simula uma jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares.

Durante o encontro, que será realizado de 23 a 27 de setembro, em Brasília, os jovens recebem informações sobre processo legislativo, participação e cidadania, e realizam debates e votações como se fossem deputados federais.

Inscrições

Para participar do PJB, o estudante precisa enviar a ficha de inscrição, um projeto de lei de sua autoria, de tema livre e impacto nacional, e a documentação necessária para a Secretaria de Educação do seu Estado, conforme previsto no Manual de Procedimentos do PJB 2019.

Serão selecionados 78 projetos de lei. O número de vagas para deputados jovens por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Câmara, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem.

Mais informações estão disponíveis na página do PJB, na Fanpage: www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro ou no Instagram www.instagram.com/parlamentojovembrasileiro.