25/03/2019 - 13h22

Universitários participam esta semana do Estágio-Visita

Universitários de todo o Brasil participam esta semana da primeira edição do ano do Estágio-Visita de Curta Duração. O programa da Câmara dos Deputados possibilita aos estudantes o acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Casa e à forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania.

Durante cinco dias, os jovens participam de palestras, debates, visitas, vivências e simulações que possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos sobre democracia e o papel do Legislativo e de habilidades necessárias ao exercício de sua cidadania.

A programação é focada no protagonismo do estudante, sendo incentivados a sua curiosidade e o seu interesse por buscar novos conhecimento. O Estágio-Visita inclui aulas dialogadas sobre o papel institucional da Câmara dos Deputados e sobre o processo legislativo; jornadas de aprendizagem em diversas áreas da Câmara com troca de experiências pelo grupo; visitas aos gabinetes, a comissões e ao Plenário; simulação do funcionamento das comissões; entre outras atividades que despertarão o estudante para um novo olhar sobre o Legislativo e também sobre sua participação como cidadão.

A Câmara dos Deputados oferece aos universitários hospedagem, alimentação, traslado entre o alojamento e a Casa durante a realização do programa e certificado de 36 horas. Estudantes de pós-graduação também estão habilitados a participar do Estágio-Visita.

Como fazer a inscrição

A inscrição no Estágio-Visita ocorre por meio da indicação de um parlamentar. Cada deputado poderá indicar, por semestre, até dois universitários para integrar o programa, que será formado por turmas de, no máximo, 70 alunos. O próximo período de inscrições está prevista para ocorrer de 8 a 10 de abril, e visa à participação na edição que será realizada de 20 a 24 de maio.

O estudante interessado deverá entrar em contato com o gabinete do deputado federal que representa seu estado e solicitar sua indicação. Confirmada a indicação, deverá enviar por e-mail ao gabinete as seguintes informações e documentos digitalizados: nome completo, CPF, RG e órgão emissor, e-mail, telefone residencial e celular com DDD, endereço residencial, cidade e UF, CEP, nome do pai e nome da mãe, instituição de ensino, curso, semestre que está cursando, se possui alguma necessidade especial e se possui alguma restrição médica; cópia de identidade e CPF; comprovação de matrícula na instituição de ensino (correspondente ao semestre do estágio); autodeclaração de saúde preenchida e assinada, conforme modelo.

Mais informações podem ser obtidas na página do Estágio-Visita na Internet.