Cidadania

Plenarinho lança jogo educativo para celulares e tablets

23/11/2018 - 17:03  

O Plenarinho, programa da Câmara dos Deputados voltado ao público infantojuvenil, aproveita a proximidade das férias para lançar o jogo "Edu Coruja contra o Corruptô". É um jogo educativo para celulares e tablets, voltado para crianças de 7 a 14 anos. O objetivo do projeto é que as crianças aprendam temas como democracia, cidadania e tolerância de maneira lúdica e divertida. Está acessível para android e iOS e, também, no site do Plenarinho.

Contexto do jogo

O jogador controlará a coruja Edu, mascote da Turma do Plenarinho e o guiará em sua jornada para derrotar o vilão Corruptô. A narrativa apresenta pequenas histórias em quadrinhos ilustrando o roteiro principal em momentos importantes do jogo. Conta também com boxes de textos que aparecem em menus ou durante as partidas para explicar conceitos importantes.

História

O jogo se passa na cidade de Plenarópolis, e tem 40 fases no total, divididas entre temas como intolerância, desonestidade, autoritarismo e fases extras. Na brincadeira, o mascote da turma percorre a cidade desviando de obstáculos e armadilhas deixadas pelo vilão para tentar destruir as máquinas que estão trazendo o caos à cidade de Plenarópolis. Cada uma das máquinas contagia a sociedade de uma maneira diferente, tornando-a corrupta, intolerante e antidemocrática.

Em cada fase também estão espalhadas “moedas”, chamadas de Energia Cidadã. Ao final da fase, o jogador receberá uma medalha baseada na quantidade de moedas que ele conseguiu coletar.