Biografia


ANNIBAL BARCELLOS - PFL
Annibal Barcellos
Nascimento: 10/07/1918
Profissães: Militar
Filiação: Manoel Barcellos Filho e Minervina Barcellos
Legislaturas: 1987-1991
Mandatos Eletivos:
Governador, 1979-1985, AP, PDS; Deputado Federal (Constituinte), 1987-1991, AP, PFL. Dt. Posse: 01/02/1987.
Filiações Partidárias:
ARENA; PFL; PDS
Atividades Profissionais e Cargos Públicos:
Supervisor do Ensino Profissional Marítimo do Ministério da Marinha, Rio de Janeiro, 1970-1974.
Estudos e Graus Universitários:
Curso Superior de Guerra Naval, Esc. de Guerra Naval, RJ; Curso de Formação de Oficiais, Esc. Naval, RJ, 1939; Comando Estado-Maior, Esc. de Guerra Naval, RJ; Superior de Comando, Esc. de Guerra Naval, RJ,
Seminários, Conferências e Congressos:
Observador da Secretaria-geral da Marinha, junto ao III Simpósio Interamericano sobre Aplicações Pacíficas da Energia Nuclear.
Atividades Parlamentares:
ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE:
Subcomissão da União, Distrito Federal e Territórios, da Comissão da Organização do Estado: Titular, 1987; Subcomissão dos Direitos dos Trabalhadores e Servidores Públicos, da Comissão da Ordem Social: ANC\ PFL, 1987; Titular, Comissão de Sistematização: Suplente, 1987-1988.
Condecoraçõoes:
Medalha Serviços de Guerra Com 2 Estrelas; Medalha Militar, Bronze, por Contar Mais de 10 Anos de Bons Serviços; Medalha Militar, Prata, por Contar Mais de 20 Anos de Bons Serviços; Medalha Militar, Ouro, por Contar Mais de 30 Anos de bons serviços; Medalha da Ordem do Mérito MIlitar no Corpo de Graduadas Especiais, Grau Oficial, Ministério do Exército; Medalha do Mérito Tamandaré, Ministério da Marinha; Medalha do Mérito Santos Dumont, Grau Prata, Ministério da Aeronáutica; Medalha do Pacificador, Ministério do Exército; Mérito Naval, Grau Cavaleiro, Ministério da Marinha; Mérito Naval, Grau Comendador, Ministério da Marinha; Medalha do Ipiranga, Gov. do Estado de São Paulo.
Obras Publicadas:
Amapá Agora. Amapá, 1985.
Missões Oficiais:
Encarregado do Departamento de Convés do Navio-escola Duque de Caxias, em Missão de Merecimento por Se Tratar de Viagem ao Estrangeiro para Instrução de Guardas-marinhas, 1952-1953. Membro da Comissão que Visitou Os Estados Unidos da América, a Fim de Observar Os Métodos Usados no Comando de Adestramento da Marinha Americana, 1956.
Outras Informaçõoes:
Supervisor do Ensino Profissional Marítimo do Ministério da Marinha, Rio de Janeiro, 1970-1974. Diretor Administrativo e Financeiro de Empresas Públicas, Rio de Janeiro, 1974-1979. Membro da Comissão de Estudo da Instalação da Marinha em Brasília. Presidente da Comissão de Ciclagem do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Observador da Secretaria-geral da Marinha, junto ao Iii Simpósio Interamericano sobre Aplicações Pacíficas da Energia Nuclear. Capitão-de-mar-e-guerra da Reserva da Marinha do Brasil.

Voltar