Bibliografia

Bibliografia

 

LIVROS

  • BOFF, Leonardo. A voz do arco-iris. Brasília: Letrativa, 2000. 207 p.
  • FERNANDES, Florestan. Consciência negra e transformação da realidade. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicação, 1994. 16 p.
  • GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Ed.34, 2001. 427p.

 

  • LIMA, Ricardo Barbosa de (Coord.). Direitos humanos e cotidiano. Goiânia : Bandeirantes, 2001. 327p.
  • SILVA, Nelson Fernando Inocêncio da Silva. Consciência negra em cartaz. Brasília : Ed. UnB, 2001. 135p.

 

  • GERMANO, Reginaldo. Negros em movimento. Câmara dos Deputados: Coordenação de Serviços Gráficos, 2006. 66 p. : il. (Série Separatas de Discursos, Pareceres e Projetos, n. 534)
    Discurso do deputado federal, Reginaldo Germano, sobre o movimento negro no Brasil. Inclui comentários sobre racismo, comunidade negra, discriminação racial e o “Dia Nacional da Consciência Negra”, no Brasil. Aborda a Lei Áurea, de 1808, a Abolição da Escravatur e o Projeto do “Estatuto da Igualdade Racial”.

 

  • BELLINTANI, Leila Pinheiro. Ação afirmativa e os princípios do direito : a questão das quotas raciais para ingressso no ensino superior no Brasil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006. 272 p.
    Discorre sobre o princípio da igualdade racial, a ação afirmativa, a discriminação positiva, os princípios constitucionais, os direitos humanos e a justiça social. Apresenta a adoção de quotas na Europa e nos Estados Unidos e sua aplicabibilidade para o acesso à educação no Brasil, comparando as realidades norte-americana e brasileira.

 

  • CARVALHO, José Jorge de. Inclusão étnica e racial no Brasil : a questão das cotas no ensino superior. São Paulo : Attar Editorial, 2006. 2006 p.
    Trata da questão das cotas para negros e índios em universidades públicas e da discriminação racial no Brasil. Expõe o problema da desigualdade na educação superior e discute a inclusão social, étnica e racial, com enfoque na Universidade de Brasília.

 

  • FAZZI, Rita de Cássia. O drama racial de crianças brasileiras : socialização entre pares e preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 226 p. (Coleção cultura negra e identidades. Série PPCor).
    Discute a questão do preconceito racial na infância. Aborda a teoria do preconceito racial e expõe a forma pela qual as crianças observadas elaboram suas próprias experiências raciais. Afirma que a conquista da igualdade racial passa pelo estudo dos mecanismos discriminatórios atuantes na sociedade brasileira.

 

  • KING, Martin Luther. Um apelo à consciência : os melhores discursos de Martin Luther King. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. 179 p.
    Apresenta discursos de Martin Luther King sobre os direitos fundamentais dos negros, a história dos Estados Unidos no século XX e seus movimentos pelos direitos humanos. Defende a não-violência e discorre sobre as relações raciais norte-americanas.

 

  • ATCHABAHIAN, Serge. Princípio da Igualdade e ações afirmativas. São Paulo; RCS Editora, 2004. 174 p.
    Analisa o princípio da igualdade na legislação brasileira e na de outros países como China, Cuba, Espanha, Irã, Itália, Nicarágua e Estados Unidos. Discorre sobre as ações afirmativas e a Convenção Internacional sobre a elimanação de todas as formas de discriminação racial.

 

  • MUNANGA, Kabengele; GOMES, Lino Gomes. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006. 224 p. (Coleção para entender).
    Analisa a produção cultural, musical e artística do negro no Brasil e sua consequente resistência político-cultural. Discute a influência dos africanos no Brasil quanto à religiosidade e à dança, com histórico sobre a capoeira. Inclui biografia de personalidades negras que contribuíram para a construção do país. 

     

PERIÓDICOS (Solicitar cópias)

  • BURDICK, John. What is the color of the holy spirit? Pentecostalism and black identity in Brazil. Latin American Research Review, v. 34, n. 2, p. 109-131, 1999.
  • CUNHA JÚNIOR, Henrique. Movimento da consciência negra na década de 1970. Educação em debate, v. 25, n. 46, p. 47-54, 2003.
  • MORAES, Rita. Nas cores do Brasil. Isto é, n. 1883, 70-71, 16 nov. 2005.
  • MOURA, Carlos Alves. Consciência negra e democracia. Parcerias estratégicas, v. 1, n. 3, p. 97-100, jun 1997.
  • PEREIRA, Amauri Mendes. Guerrilha na educação: a ação pedagógica do movimento negro na escola pública. Eduação em debate, v. 25, n. 46, p. 26-35, 2003.
  • SANTOS, Erisvaldo Pereira dos. Grupos de união e consciência negra grucon. Caderno do Ceas, n. 134, p. 41-50, jul./ago. 1991.

 

  • ALBERTI, Verena; PEREIRA, Amilcar Araújo. A defesa das cotas como estratégia política do movimento negro contemporâneo. Estudos históricos, Rio de Janeiro, n. 37, p. 143-166, jan./jun. 2006.
    Trata da questão de cotas para o ingresso na universidade pública como uma ação afirmativa que resultou no “movimento negro”. Analisa os aspectos sociais desse movimento e a conseqüente realização da III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, em Durban, na África do Sul, no ano de 2000.

 

  • ALVES, José Augusto Lindgren. Diferencialismo e igualitarismo na luta contra a discriminação racial. Revista USP, São Paulo, no 69, p. 14-25, mar./maio 2006.
    Discorre sobre miscigenação e suas conseqüências no Brasil. Apresenta a discriminação racial e os movimentos sociais como ações afirmativas em favor da comunidade negra.

 

  • BACKES, José Licínio. Articulando raça e classe : efeitos para a construção da identidade afrodescendente. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 27, n. 95, p. 429-443, maio/ago. 2006.
    Discute temas que produzem efeitos para a construção da identidade afrodescendente.como a articulação da raça e da classe no contexto brasileiro. Discorre sobre a discriminação racial e os aspectos socioeconômicos da comunidade negra no Brasil.

 

  • DINIZ, Janguiê. Desigualdades raciais, escolaridade e mercado de trabalho. Jornal trabalhista, Brasília, v. 24, n. 1164, p. 12, abr. 2007
    Aborda a discriminação racial no Brasil. Discorre sobre levantamento realizado pelo IBGE, que revela a ampliação de oportunidades para ingresso dos negros nas faculdades. Analisa dados estatísticos apontados na pesquisa e propõe o resgate da dívida histórica do país com a população negra, por meio de ações concretas do governo em parceria com a iniciativa privada.

 

  • XAVIER, Lúcia. Movimento negro: contra o racismo e pela transformação social. Democracia Viva, Rio de Janeiro, n. 32, p. 65-68, jul./set. 2006.
    Discute o Pacto Social do Governo Lula, que trata da promoção da igualdade racial e do combate à exclusão social da população negra no Brasil. Cita a Marcha Zumbi, movimento contra o racismo, que cobrou medidas do Estado Brasileiro para o cumprimento das convenções e acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário.