Por Camila Bomfim, TV Globo — Brasília


A procuradora-geral da República, Raquel Dodge — Foto: Sérgio Almeida/CNMP

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, que a Polícia Federal (PF) passe a investigar novas suspeitas relacionadas às investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. As informações são da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O pedido foi feito na noite desta quarta-feira (31). A vereadora e seu motorista foram assassinados em março deste ano, dentro de um carro na Região Central do Rio de Janeiro.

Marielle Franco e Anderson Gomes assassinados em março deste ano, no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/JN

Raquel Dodge informou ao ministro que foram tomados dois depoimentos no Rio Grande do Norte sobre as novas suspeitas e pediu a Jungmann a adoção de providências.

Raquel Dodge também pediu que a PF dê proteção às famílias dos novos depoentes. Os detalhes sobre os suspeitos e as linhas de apuração são mantidos em sigilo.

O pedido não trata de federalização da investigação. A decisão sobre a federalização cabe ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que pode determinar ou não que a PF assuma uma investigação quando há suspeita de fraude ou omissão nas apurações.

Fontes confirmaram à TV Globo que o inquérito da PF poderá servir de instrumento para colher indícios sobre a condução das investigações.

Investigações

Em agosto deste ano, o ministro Raul Jungmann ofereceu que a Polícia Federal assumisse a investigação da morte de Marielle Franco. O presidente Michel Temer chegou a autorizar a atuação da PF no caso.

Para que a Polícia Federal assuma de fato as investigações é preciso que os interventores na área de segurança façam o pedido oficialmente, mas Polícia Civil do Rio de Janeiro recusou a oferta.

— Foto: Editoria de Arte / G1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você