Ministro apresenta programa Médicos pelo Brasil à CSSF

Na última quarta-feira (14), a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) foi recebida pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em um café da manhã no próprio ministério. No encontro foi apresentado o programa Médicos pelo Brasil. Nos próximos dias, uma comissão mista deverá ser criada para analisar a Medida Provisória 890/19, que detalha o programa.
22/08/2019 14h20

O ministro esclareceu que o Médicos pelo Brasil vai qualificar a atenção primária através do investimento na formação de médicos em Medicina da Família e Comunidade. Os profissionais terão os dois primeiros anos voltados para curso de especialização. Caso sejam aprovados, receberão título de especialista em Medicina de Família e Comunidade e serão contratados via Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Ao todo serão 18 mil vagas previstas, sendo cerca de 13 mil em municípios de difícil provimento. A estratégia ampliará em cerca de 7 mil vagas a oferta de médicos em cidades onde há os maiores vazios assistenciais, em comparação ao programa Mais Médicos. As regiões Norte e Nordeste reúnem 55% do total das vagas.

No dia 28 de agosto o secretário de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzheim, comparecerá em audiência na comissão para detalhar o programa. No dia 11 de setembro será a vez do próprio ministro da Saúde comparecer à CSSF.