Assistência social em pauta

Especialistas se reuniram para debater os dez anos da tipificação dos serviços de assistência social no Brasil (Resolução CNAS 109/2009). “Precisamos compreender quem executa a política de assistência social em cada unidade da federação. A política de assistência é a primeira a ser acionada sempre que há um problema social de emergência”, disse o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), presidente da Subcomissão Permanente de Assistência Social da CSSF.
21/11/2019 08h43

Assessoria do PSD

Assistência social em pauta

O deputado Marx Beltrão (PSD-AL), vice-presidente da CSSF e relator setorial da Assistência Social no Orçamento 2020, participou dos debates. “Estamos afinados com a pauta, tenho discutido nos estados e estou disposto a garantirmos o serviço tão essencial para os menos favorecidos”.

“De Norte a Sul do país oferecemos serviços de assistência social. Precisamos unir esforços e temos feito isso junto aos estados, todos estão compromissados para o sistema não entrar em colapso”, disse Mariana Neris, secretária Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania.

Andreia Lauande, presidente do CONGEMAS, disse que ainda existe um desafio para 2019: a quantia de mais de R$ 2 milhões de dívidas do setor. “É importante discutirmos a Resolução do CNAS, mas, a política de assistência nunca vai se materializar se não houver orçamento. O que vemos hoje é o fechamento de CRAS e uma baixa nos atendimentos à população, apesar de todos os avanços dos últimos 10 anos!”

Maria Cristina da Conceição, representante do CNAS) disse que os serviços de assistência, sistematizados, são uma conquista do povo brasileiro e defendeu a importância do orçamento para continuidade dos trabalhos. Já Simone Albuquerque, especialista em gestão da assistência social, citou 5 pontos fundamentais no debate da tipificação e lembrou que é nesse momento de crise que a rede de assistência social precisa estar mais forte.