“Estamos em estado de emergência internacional”, diz Mandetta na CSSF

“Estamos em estado de saúde de emergência internacional. Vivemos em um mundo globalizado e é possível sim que o Coronavírus chegue ao Brasil. Estamos preparados para atender a população da melhor forma possível”, disse o ministro da Saúde, Henrique Mandetta. Ele participou de reunião, nesta quarta-feira (5) na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. O deputado Antonio Brito, que preside o colegiado, agradeceu a presença do ministro.
05/02/2020 18h40

Bené Mendonça

“Estamos em estado de emergência internacional”, diz Mandetta na CSSF

“Ontem esta Casa aprovou o PL 23/20 que vai permitir que os brasileiros que estão na China cheguem em segurança no nosso país e hoje o senhor veio dar informações sobre o que o ministério está fazendo a respeito do Coronavírus. Agradecemos o empenho", disse Brito.

Mandetta explicou que o ministério da Saúde buscou protocolos internacionais para garantir a segurança sanitária tanto dos brasileiros que estão embarcando da China para o Brasil quanto da tripulação. "A quarentena terá alojamento individual, vai durar 18 dias, com ritos constantes de vigilância sanitária, como incineradores para lenços e todo o equipamento necessário que será usado para atendê-los.”

Questionado sobre a segurança da população de Anápolis, Mandetta disse que tudo foi acertado com o governador de Goiás. “Ronaldo Caiado é médico de formação, tem muito entendimento administrativo e está acompanhando e apoiando todo processo. A população não tem o que temer”.

Outra questão levantada durante a reunião foi se há alguma ação especial voltada para cidades que recebem estrangeiros via portos, como é o caso do Rio. “Recebemos milhares de turistas vindos de todos os lugares do mundo. Inclusive muitos chineses”. Mandetta disse que a coordenação de portos e aeroportos está avisada dos riscos com embarcações de navios. “Há riscos sim, sempre há. Estamos tomando todos os cuidados necessários.”

O que sabemos?

“A doença é transmitida por gotículas e não pelo ar, o que diminui o risco de contágio; atinge principalmente pessoas acima dos 60 anos de idade; os exames demoram pelo menos 24 horas para comprovar a doença, mas, a China vai anunciar em breve um exame mais rápido”, informou o ministro.

Medidas protetivas

Lavar as mãos repetidas vezes, não espirrar em cima dos outros e não permanecer em locais fechados, com muitas pessoas e por muito tempo. “Sabemos que o carnaval se aproxima e precisamos que a população esteja atenta. Precisamos combater as notícias falsas”, disse Mandetta.

Quem é suspeito?

São suspeitas pessoas que têm febre e pelo menos um sinal de deficiência respiratória associada a uma viagem para China nos últimos 14 dias; febre associada a proximidade com algum suspeito portador do vírus; febre, dificuldade de respirar e contato com algum portador confirmado com o vírus. “Importante lembrar que só há confirmação da doença após exames laboratoriais positivos”, explicou Mandetta.

Brasil x China

“Nós temos 13 casos suspeitos e 16 já foram descartados. Os estados atingidos são: Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo”, informou o ministro Mandetta. O último boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou 20.471 casos confirmados na China, com 426 mortes.

Fake News

“A imprensa responsável que sabe o papel que têm precisa auxiliar nessa frente de combate. Nós pedimos que entrevistem especialistas, cientistas que estão envolvidos com o tema. O ministério da Saúde vai publicar diariamente as 16h boletins atualizados com dados sobre o Coronavírus no Brasil e no mundo. Vai ficar tudo disponibilizado no nosso site”.