Notícias

  • CREDN monitora situação de brasileiros detidos nos Estados Unidos
    O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Nilson Pinto (PSDB-PA) afirmou nesta quinta-feira, 21, que a situação dos brasileiros detidos nos Estados Unidos acusados por imigração ilegal está sendo monitorada pelo Colegiado. De acordo com o parlamentar, “há questões de caráter humanitário, como a separação das famílias e a detenção de crianças, que nos preocupam muito. Assim como o governo norte-americano tem amparo legal para combater a imigração ilegal, também tem obrigações quanto à preservação dos direitos humanos, especialmente dos menores de idade”, explicou.
  • CREDN debate a suspensão do contrato para operar o Satélite Geoestacionário
    Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira, 20, audiência pública para debater a suspensão do contrato firmado entre a Telebras e a norte-americana Viasat para operar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). “Além do prejuízo econômico, há um prejuízo social enorme para o país, pois o Satélite é responsável por levar internet de banda larga para as regiões mais remotas do país”, afirmou o deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), autor do requerimento para a realização do evento.
  • Crise política na Nicarágua é tema de reunião na CREDN
    Brasília – A crise política na Nicarágua foi discutida nesta terça-feira, 19, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, a pedido da Embaixadora Lorena Martínez. Participaram do encontro o presidente da CREDN, deputado Nilson Pinto (PSDB-PA) e o presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Países da América Central, deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP).
  • Embaixador do Azerbaijão destaca importância da Diplomacia Parlamentar na CREDN
    Brasília – O Embaixador do Azerbaijão no Brasil, Elkhan Polukhov, destacou nesta terça-feira, 19, em reunião com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Nilson Pinto (PSDB-PA), a importância da Diplomacia Parlamentar no aprofundamento das relações bilaterais. Para o diplomata, o papel exercido pelo Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Azerbaijão é fundamental para o fortalecimento das relações entre os dois países
  • Nilson Pinto discute agenda de trabalho da CCAI com Fernando Collor
    Brasília – Na qualidade de vice-presidente da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), o deputado Nilson Pinto (PSDB-PA), discutiu nesta quarta-feira, 13, a agenda de trabalho do Colegiado com o senador Fernando Collor (PTC-AL), seu homólogo na Comissão de Relações Exteriores do Senado e presidente do órgão de controle externo das atividades de inteligência.
  • CREDN terá parceria com o IPEA para os temas internacionais e de defesa
    Uma parceria entre a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), reuniu, nesta quarta-feira, 13, o deputado Nilson Pinto (PSDB-PA) e o Diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais da entidade, Ivan Tiago Machado Oliveira.
  • Chanceler descarta sanções à Venezuela e transferência da embaixada brasileira para Jerusalém
    O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, descartou nesta quarta-feira, 13, em audiência pública realizada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, que o Brasil irá impor sanções individuais a membros do Governo venezuelano.
  • Embaixadores árabes destacam posição do Brasil sobre conflito no Oriente Médio
    Brasília – Os embaixadores da Arábia Saudita, Hisam Alqahtani; da Palestina, Ibrahim Alzeben; do Marrocos, Nabil Adghoghi; e da Tunísia, Hedi Soltan, que são membros do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, destacaram nesta quarta-feira, 13, a posição de independência do Brasil em relação ao conflito no Oriente Médio, especialmente a questão que envolve Israel e Palestina.
  • CREDN terá FUNAG como parceira em evento pelos 40 anos do Tratado Amazônico
    A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) será parceira da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados em evento a ser realizado no dia 12 de julho, pelos 40 anos da assinatura do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA).
  • Proteção Física de Material Nuclear será discutida na CREDN
    Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 6, requerimento do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) para a realização de audiência pública destinada a discutir aspectos da emenda à Convenção sobre a Proteção Física do Material Nuclear, endossada pelo Brasil em 2005, na cidade de Viena.
  • Japão pede apoio do Brasil para a EXPO 2025
    O Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, pediu nesta terça-feira, 5, ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Nilson Pinto (PSDB-PA), o apoio do Brasil para que a cidade de Osaka seja eleita sede da EXPO 2025, também conhecida como International Registered Exhibitions
  • Peritos da União Europeia discutem agenda regional brasileira na CREDN
    Brasília – Uma delegação de dez membros do Grupo de Trabalho América Latina e Caribe (COLAC), organismo de assessoramento superior direto do Conselho da União Europeia, discutiu nesta terça-feira, 5, temas da agenda regional brasileira na CREDN. Na oportunidade, eles foram recebidos pelo presidente do Colegiado, deputado Nilson Pinto (PSDB-PA) e pelo presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – União Europeia, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG).
  • CREDN debaterá situação dos Projetos Estratégicos das Forças Armadas
    A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, debaterá a situação dos Projetos Estratégicos das Forças Armadas, especialmente a execução orçamentária de cada um em audiência pública requerida pelo deputado Nilson Pinto (PSDB-PA), presidente do Colegiado, aprovada nesta quarta-feira, 6.
  • Instalada Subcomissão Especial - Acordos Céus Abertos
    Instalada Subcomissão Especial destinada a acompanhar e fiscalizar assuntos relacionados à implementação plena dos acordos do tipo Céus Abertos, firmados pelo Brasil com diversos países
  • “Não haverá intervenção militar”, afirma Comandante do Exército
    Brasília – “Não haverá intervenção militar”, afirmou o Comandante do Exército, General Eduardo Dias Villas Bôas ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Nilson Pinto (PSDB-PA), nesta terça-feira, 29. Em reunião no QG da Força Terrestre, o deputado manifestou a sua preocupação com o desenrolar da crise política no país.

Ações do documento