Construção de prisão para terroristas na Guiana Francesa será tema de audiência na CREDN

No dia 19 de maio, noticiou-se que a França irá utilizar seu território ultramarino, que faz fronteira com o Brasil, para construir um presídio de segurança máxima com o objetivo de encarcerar extremistas e outros criminosos perigosos.
11/06/2025 15h34

Mario Agra

Construção de prisão para terroristas na Guiana Francesa será tema de audiência na CREDN

Guiana

Brasília – Representantes dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, das Relações Exteriores, da Defesa e do Governo do Amapá, serão convidados para falar na CREDN sobre a decisão do governo francês de construir uma prisão de segurança máxima na Guiana Francesa. A audiência pública foi requerida pelo deputado David Soares (UNIÃO/SP).

“A França, buscando isolar presos – sobretudo lideranças de quadrilhas – e ciente da problemática dos telefones, aposta que a distância para o território francês continental, juntamente com a barreira natural da floresta amazônica, será o elemento que faltava para garantir o isolamento”, disse Soares.

Na sua avaliação, a suposta praticidade em transferir presos para outros continentes, visando resguardar o seu território principal, é, na verdade, a transferência do problema de um país para outro. “A França, ao implementar sua política de segurança pública, pode desestabilizar ou criar mais um fator de risco para uma região reconhecidamente sensível do Brasil: a Amazônia. Por isso, faz-se necessária uma audiência pública para ouvir especialistas sobre a posição do Brasil nesta possível contenda”, explicou.

Assessoria de Imprensa – CREDN