Comissão discutirá a criação da Alada, empresa pública aeroespacial
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) aprovou, nesta quarta-feira, 30, requerimento para a realização de audiência pública sobre a criação da Alada, uma empresa pública aeroespacial, subsidiária da NAV Brasil, com o objetivo de consentir a exploração econômica da infraestrutura e navegação aeroespacial e também tratar da conformidade dessa proposta com o acordo vigente com os EUA para lançamentos a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão.
A proposta é do deputado Carlos Zarattini (PT-SP). Na sua avaliação, “é imprescindível que a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional promova um amplo debate sobre a finalidade e o objetivo da criação da Alada e como isso impactará a estratégia nacional de defesa, a nossa soberania nacional e o projeto aeroespacial”.
Zarattini também está preocupado com o impacto que essas novas diretrizes poderão ter em relação ao acordo vigente com os EUA para lançamentos a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão, ratificado pelo Congresso em 2019.
“Vale destacar que o Centro de Lançamento de Alcântara está situado a 90 km de São Luís e tem infraestrutura e localização privilegiada, por isso é bastante cobiçada internacionalmente. A posição geográfica fica a apenas 250 km da linha do Equador, o que permite uma economia de combustível de 30% para lançamentos”, sublinhou o deputado.
Assessoria de imprensa - CREDN