Aprovado requerimento para que Marcos Valério seja ouvido sobre as relações do PT com o PCC

Em delação premiada homologada pelo STF, o empresário afirmou que a organização criminosa transnacional, autodenominada Primeiro Comando da Capital (PCC), possui vínculos com o Partido dos Trabalhadores (PT).
03/08/2022 15h30

Elaine Menke CD

Aprovado requerimento para que Marcos Valério seja ouvido sobre as relações do PT com o PCC

Brasília – Nesta quarta-feira, 3, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) aprovou requerimento de autoria do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para que o empresário e publicitário Marcos Valério detalhe o teor das revelações feita à Polícia Federal, em delação premiada homologada pelo ex-ministro do STF, Celso de Mello, sobre as relações entre o Primeiro Comando da Capital (PPC) e o Partido dos Trabalhadores (PT).

Para o deputado, “são denúncias gravíssimas sobre o envolvimento do crime organizado transnacional na política brasileira, com impactos diretos à soberania nacional e à integridade territorial do país”. Requerimento semelhante, foi aprovado em julho, pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

De acordo com o deputado, “no depoimento à Polícia Federal, Valério confirmou que o PT lavava dinheiro para o PCC. Esse grupo criminoso também estaria envolvido com o assassinato do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, que teria descoberto o esquema. O PCC é uma organização criminosa transnacional, com presença comprovada no Paraguai, Bolívia e Venezuela, além de possuir vínculos com organizações criminosas da Colômbia”, explicou.

Ele lembrou, ainda, que 80% das drogas produzidas na Bolívia, Colômbia e Peru cruzam o território nacional. Além disso, as organizações criminosas tiram proveito dos quase 17 mil km de fronteiras que o Brasil possui com dez países. “Essas drogas passam por essas organizações criminosas e, conforme Valério, financiavam as campanhas eleitorais do Partido dos Trabalhadores”, concluiu.

Assessoria de Imprensa - CREDN