Aprovado requerimento para debater a política de repressão do regime cubano

Eduardo Bolsonaro quer, também, discutir como o apoio político e econômico do Brasil ao regime cubano, contribuiu para fortalecer a ditadura naquele país
01/09/2021 19h25

Nayara Araujo

Aprovado requerimento para debater a política de repressão do regime cubano

Brasília – Por iniciativa do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), a Comissão de Relações Exteriores aprovou, nesta quarta-feira, 1º, requerimento para a realização de audiência pública destinada a debater os recentes protestos populares em Cuba e a política de repressão por parte do regime cubano contra a população daquele país. O evento ainda não tem data para acontecer e os participantes serão indicados em acordo entre as bancadas.

De acordo com Bolsonaro, “no dia 11 de julho, os cubanos perderam o medo da ditadura e saíram às ruas de Havana e de várias outras cidades do país, para protestar contra as condições a que estão submetidos desde a Revolução castrista de 1959. Sem liberdade, mas também sem comida, vacina e direitos humanos, os cubanos desafiaram uma das ditaduras mais sanguinárias de que se tem notícia”, afirmou.

Ainda segundo ele, “atemorizado, o regime cortou, imediatamente, os sinais de internet para impedir que os protestos saíssem do controle. Centenas de pessoas foram presas e estão sendo torturadas pela ditadura cubana, em julgamentos sumários”, explicou.

“O regime acusa, como sempre, o embargo econômico norte-americano, como responsável pelo caos, mas a medida adotada pelos EUA não alcança as áreas de saúde e alimentação. Na prática, o regime impede que insumos e alimentos desembarquem na ilha sem que passem pelo devido esquema de corrupção controlado pelo regime”, destacou.

Assessoria de Imprensa e Comunicação - CREDN