Aprovado requerimento de informações sobre visita da Subsecretária de Assuntos Políticos dos EUA ao Brasil
Brasília – A Comissão de Relações Exteriores (CREDN) aprovou nesta quarta-feira, 11, requerimento do deputado Paulão (PT-AL), para que o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, explique o teor dos assuntos tratados com a Subsecretária de Assuntos Políticos dos EUA, Victoria Nuland, que esteve no Brasil no último dia 25 de abril, para participar do “Diálogo de Alto Nível Brasil-EUA”.
Paulão quer saber quais foram os objetivos da visita; qual a agenda oficial tratada pelos dois países; o que fora conversado sobre fertilizantes e segurança alimentar, desmatamento da Amazônia, migração, comércio e investimentos, e eleições e democracia.
Segundo o deputado, “a Subsecretária Nuland é uma das principais negociadoras dos EUA sobre a Guerra na Ucrânia. Questionada por agências de notícias sobre a pretensa posição neutra do Brasil em relação à guerra e a falta de sanções à Rússia por parte do governo brasileiro, ela agradeceu aos diplomatas brasileiros por votarem com os EUA no Conselho de Segurança das Nações Unidas e afirmou que os EUA e o Brasil precisam um do outro”, explicou.
Paulão acredita que “o cenário de guerra na Ucrânia e as sanções econômicas à Rússia determinaram a pauta”. Segundo Noland, os EUA ajudarão o Brasil a resolver o problema de desabastecimento de fertilizantes, e com isso, reduzir a ameaça de insegurança alimentar. Para tanto o governo norte-americano enviará missão a Brasília, para discutir com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, soluções para o problema.
Assessoria de Imprensa - CREDN