Aécio Neves levará ao Presidente da República, apelo por vistos humanitários para afegãos

O presidente da CREDN reclamou pela demora do governo brasileiro em adotar medidas urgentes para o acolhimento de refugiados afegãos, contrariando uma tradição histórica de política externa humanitária
01/09/2021 17h22

Pablo Valadares

Aécio Neves levará ao Presidente da República, apelo por vistos humanitários para afegãos

Brasília – O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Aécio Neves (PSDB-MG), determinou nesta quarta-feira, 1º, que seja oficiado ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, apelo para que o governo brasileiro emita, em caráter de urgência, decreto interministerial que permita a emissão de vistos humanitários para cidadãos afegãos que fogem daquele país.

O deputado afirmou que, atualmente, a legislação brasileira já permite a emissão desses vistos para haitianos e sírios. “Para que nacionais do Afeganistão possam dele se beneficiar, é preciso que os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores publiquem ato administrativo que regule as condições de emissão desses vistos”, explicou.

Aécio Neves enfatizou que “a situação dramática no Afeganistão reclama medidas urgentes e efetivas por parte da comunidade internacional, e o Brasil, com sua tradição de política externa humanitária, não pode se ausentar em momento tão crucial como o que agora se apresenta”, destacou.

O presidente da CREDN também condenou, em nome da Comissão, o atentado terrorista ocorrido no dia 26 de agosto, nas proximidades do Aeroporto de Cabul, que deixou uma centena de mortos e feridos. Ele registrou, também, os esforços realizados pelo Itamaraty, quanto à evacuação de dois brasileiros que se encontram em segurança na Espanha e no Paquistão.

Assessoria de Imprensa e Comunicação - CREDN