Notícias

  • 20/11/2015 - Comissão do Esporte promove o Fórum Legislativo do Futebol
    A agenda positiva do futebol brasileiro será debatida por especialistas da área e representantes da sociedade civil no Fórum Legislativo do Futebol, que acontecerá no dia 24 de novembro, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, a partir das 12h. O evento é promovido pelo presidente da Comissão do Esporte, deputado Márcio Marinho (PRB/BA) e pelo presidente da Subcomissão Permanente do Futebol, Afonso Hamm (PP/RS). Entre os principais convidados confirmados, teremos a presença do Ministro do Esporte, George Hilton, e do secretário-geral da CBF, Walter Feldman.
  • 16/11/2015 - Deputado Hiran visita estádios da Copa do Mundo para viabilizar autossustentabilidade após as Olimpíadas de 2016
    Uma visita feita pelo deputado Hiran Gonçalves (PMN/RR) ao Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 12 de novembro, deu prosse¬guimento ao projeto de tornar autossustentáveis as arenas construídas para sediar a Copa do Mundo de 2014. O deputado Hiran é relator da Subcomissão Permanente do Futebol, responsável pelo parecer sobre o legado dos estádios e arenas, a intenção é ter sugestões práticas para serem colocadas em práticas tão logo as Olimpíadas de 2016 se encerrem.
  • 12/11/2015 - Debate revela necessidade de capacitação de professores de educação física no país
    A importância da educação física nas escolas foi debatida na Comissão do Esporte nesta terça-feira (10). A audiência pública, realizada pela Subcomissão Especial do Plano Nacional do Desporto, revelou a necessidade de inserir e capacitar de forma permanente professores de educação física e gestores de escolas públicas e particulares. O Plano Nacional do Desporto está previsto em uma lei de 98 (Lei 9.615/98) e foi regulamentado em 2013 por meio de um decreto (decreto 7984/13). O plano, em elaboração, deve trazer a análise da situação nacional do desenvolvimento do desporto, definir diretrizes, consolidar programas e ações e indicar as prioridades e metas, além de estabelecer as responsabilidades dos órgãos e entidades da União.
  • 09/11/2015 - Comissão do Esporte amplia participação popular no debate da agenda positiva do futebol brasileiro
    A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados lança o fórum virtual, aberto ao público, para discutir diversas temáticas relacionadas ao futebol brasileiro. Essa iniciativa faz parte da preparação do 1º Fórum Legislativo do Futebol que acontecerá no dia 24 de novembro no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, a partir das 12h. O Fórum é idealizado pela Subcomissão Permanente do Futebol, que é presidida pelo deputado Afonso Hamm, e vai propor alternativas para melhorar o futebol brasileiro a partir de debater organizados e fundamentados no conhecimento de especialistas e representantes da sociedade.
  • 04/11/2015 - Deputados conhecem o modelo esportivo chinês e realizam visita técnica do legado dos Jogos China 2008
    As Olimpíadas e Paralimpía­das de Pequim, em 2008, conquis­taram, como um dos legados, o aumento de 10% de participação da população chinesa no esporte. Antes dos Jogos, apenas 23% dos chineses praticavam espor­te; até 2018, a meta é que o esporte alcance 40% da população.
  • 04/11/2015 - Boxe encerra o ciclo de debates com as confederações olímpicas na Comissão do Esporte
    No dia 22 de outubro, a Comissão do Esporte encerrou o ciclo de debates com a 6ª audiência sobre a preparação dos atletas para os Jogos Rio 2016, com a presença de diversas confederações olímpicas. A última modalidade a apresentar seu plano de trabalho foi a Confederação Brasileira de Boxe, representada pelo integrante da Comissão de Arbitragem, João Rocha de Paula.
  • 23/10/2015 - Márcio Marinho se reúne com o relator setorial do esporte do PLOA
    O presidente da Comissão do Esporte, deputado Márcio Marinho (PRB/BA), se reuniu na última quinta-feira (22) com o senador Roberto Rocha (PSB/MA), consultores do Senado e da Câmara, e assessores parlamentares do Ministério do Esporte. A pauta do encontro foram as emendas orçamentárias de 2016, uma vez que o senador Roberto é o relator da área temática do esporte.
  • 15/10/2015 - Vôlei brasileiro estabelece meta de seis medalhas nos Jogos Olímpicos
    Se depender do retrospecto, o vôlei brasileiro pode esperar bons resultados nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nas areias, desde a estreia da modalidade em Atlanta-1996, o país nunca deixou uma edição do evento sem subir ao pódio. Ao longo dos cinco ciclos, foram 11 medalhas olímpicas, sendo duas de ouro, seis de prata e três de bronze. Nas quadras, os jogadores também não ficam para trás: nove pódios, sendo quatro de ouro, incluindo o bicampeonato feminino (Pequim-2008 e Londres-2012). Ainda assim, a meta para 2016 é audaciosa.
  • Espelho das emendas à PLOA 2016
    Emendas aprovadas pela Cespo e enviadas à CMO.
  • 15/10/2015 - CESPO debate rumos para profissionalização do futebol feminino
    A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados realizou na tarde desta quarta-feira (14) audiência pública para debater os desafios para a criação de equipes femininas de futebol profissional. Coordenadora de futebol feminino no Ministério do Esporte e ex-jogadora da seleção brasileira, Michael Jackson participou da reunião para falar sobre a situação da modalidade no país e discutir meios de profissionalizar o esporte e dar melhores condições às atletas.
  • 14/10/2015 - Comissão do Esporte aprova emendas ao PLOA 2016
    O presidente da Comissão do Esporte, deputado Márcio Marinho, deliberou na tarde desta quarta-feira (14), as emendas sugeridas pelo colegiado ao Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2016. Ao todo, a secretaria da Comissão recebeu seis sugestões de emendas de acréscimo, das quais quatro foram aprovadas pelos deputados. Não houve sugestão de emendas de remanejamento.
  • 08/10/2015 - Confederações traçam estimativas de medalhas em audiência na Comissão do Esporte
    A 302 dias para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, e com parte das classificações dos atletas já definida, diversas modalidades têm metas claras sobre o que pretendem conquistar no Rio de Janeiro. Uma delas é a canoagem, que vem alcançando sucessivos títulos em campeonatos mundiais. A maior expectativa gira em torno de Isaquías Queiroz, que poderá disputar medalha em até três categorias no ano que vem.
  • 06/10/2015 - Legado dos parques olímpicos de Barcelona e Londres servirão de referência para o Rio de Janeiro
    Após retornarem de Barcelona e Londres, onde visitaram, entre 12 e 19 de setem­bro, as estruturas dos Jogos Olímpicos realizados nas cidades em 1992 e 2012, res­­pec­­tiva­men­te, os deputa­dos Hiran Gonçal­ves (PMN/RR) e Fábio Mitidieri (PSD/SE) fize­ram um relato do legado deixado pelos eventos, tanto pelo ponto de vista do turismo quanto pela contribuição para o desenvolvimento dos locais onde foram instalados. Além disso, trouxeram sugestões para que o Comitê Organizador das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 obtenham o melhor resultado do legado para o Brasil.
  • 01/10/2015 - Comissão debate a proibição da utilização de quadras esportivas com piso de madeira
    O Projeto de Lei 1.494/15, que proíbe a construção, instalação e utilização de quadras esportivas ou infraestrutura esportiva com piso de madeira foi discutido em audiência pública quarta-feira (30), na Comissão do Esporte. O projeto é de autoria do deputado Goulart e está sendo relatado pelo deputado Evandro Roman, que propôs a discussão na Comissão.
  • 29/09/2015 - Sessão solene homenageia atletas brasileiros do Pan e do Parapan
    Os atletas brasileiros que participaram dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Toronto 2015 foram homenageados em sessão solene realizada nesta quinta-feira (24), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os investimentos e apoio ao esporte dados pelos poderes executivo e legislativo foram destacados pelos deputados que se pronunciaram e também pelos dirigentes e atletas presentes.