CESPO participa da XII Semana da Educação Física, na Universidade Católica de Brasília
Jordana Ribas
Secretário-executivo da Comissão do Esporte, Lindberg Júnior, apresenta a construção do texto-base do Plano Nacional do Desporto, durante XII Semana da Educação Física.
A mesa redonda teve a participação também, da especialista em história esportiva do país, Katia Rubio. Com o tema “40 anos do curso de Educação Física - Nós fazemos parte dessa história”, o curso celebra seu aniversário com diversas palestras e cursos ministrados por profissionais da área.
Diante do atual diagnóstico do esporte brasileiro, o Plano Nacional do Desporto surge com o objetivo de implementar uma política a longo prazo no qual fixa metas e prioridades, definindo assim as competências do Governo Federal, governos estaduais e municípios.
O texto-base se compõe inicialmente, em cinco diretrizes principais. As primeiras diretrizes preveem a instituição de programas que garantam o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, nas escolas de ensino fundamental; e como qualidade de vida e desenvolvimento integral dos jovens e adultos. É também objetivo do PND traçar ações para tornar o Brasil, potência esportiva de alto rendimento. Como diretriz, fica previsto a construção de estrutura de especialização e aperfeiçoamento esportivo para o alto rendimento, garantindo a todos os jovens o acesso a essa cadeia produtiva. E como quinta diretriz, entra a consolidação do Plano Nacional como instrumento imprescindível para o planejamento e desenvolvimento do esporte no Brasil.
A construção do texto-base servirá como indicação para o Executivo. O secretário apresentou ainda, o espaço que está aberto para o debate, o qual toda a sociedade pode opinar e apresentar propostas na estrutura do Plano, assim como sugerir diretrizes e ações. A ferramenta é disponibilizada pelo portal da Câmara dos Deputados, por meio do E-democracia.
Lindberg expôs à mesa redonda, os dados divulgados pelo Diagnóstico Nacional do Esporte, do ano de 2015 o qual revela um dado preocupante, onde quase 46% dos brasileiros se declararam sedentários. O estudo leva em conta o indivíduo ativo regular, sendo o que pratica alguma atividade física pelo menos três vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos, como define a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Interatividade
Os participantes tiveram espaço para fazer perguntas aos palestrantes. Um assunto bastante discutido foi a atual reforma do Ensino Médio. Por unanimidade foi defendido a permanência da Educação Física como matéria obrigatória no nível médio. Além disso, a valorização do educador físico também foi debatida.
O secretário da Comissão do Esporte foi questionado também sobre a relação do Executivo e Legislativo, se os dois poderes estão sintonizados na construção dessa política esportiva. O secretário explicou que se encontra em andamento um Grupo de Trabalho, formado pelo Ministério do Esporte, Comissão do Esporte, consultores e especialistas da área que trabalham todos juntos no desenvolvimento do Plano Nacional do Desporto.