Comissão aprova Moção de Louvor em homenagem aos atletas brasileiros medalhistas nas Olimpíadas de Paris 2024

Deputados aprovaram requerimento de Moção de Louvor e Aplausos aos atletas medalhistas e elogiaram toda a delegação brasileira que participou das Olimpíadas deste ano.
14/08/2024 14h43

Paulo Pinto/Agência Brasil

Comissão aprova Moção de Louvor em homenagem aos atletas brasileiros medalhistas nas Olimpíadas de Paris 2024

Judocas medalhistas olímpicos Paris2024. Larissa Pimenta, Beatriz Souza e Willian Lima

Parlamentares da Comissão do Esporte aprovaram nesta terça-feira, 13/8, Moção de Louvor em homenagem aos atletas brasileiros que ganharam medalhas nas Olimpíadas de Paris 2024 e destacaram a participação de toda a delegação que representou o país nos Jogos. O requerimento foi apresentado pelo deputado Julio Cesar Ribeiro (REPUBLICANOS - DF) e elogiado pelos deputados Douglas Viegas (UNIÃO - SP), Mauricio do Vôlei (PL - MG) e Luiz Lima (PL - RJ). A Moção será enviada pela Comissão ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Lima, nadador que representou o Brasil nas Olimpíadas de Atlanta (1996) e Sydney (2000), fez uma comparação do desempenho do Brasil (que conquistou 20 medalhas, sendo três de ouro) com o resultado obtido pelas universidades norte-americanas. Segundo o deputado, mesmo tendo 2,6 mil instituições educacionais em todo país, o Brasil ficaria em 9º lugar entre as faculdades dos Estados Unidos.

“A Universidade de Stanford, na Califórnia, ganhou 12 medalhas de ouro. A Universidade da Virginia ganhou 8 medalhas de ouro. A USC (Universidade do Sul da Califórnia) ganhou 7 medalhas de ouro, a Universidade do Texas ganhou 6 medalhas de ouro, a Universidade de Kentucky ganhou 7 medalhas de ouro, a UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) ganhou 4 medalhas de ouro e a Universidade da Flórida 4 medalhas de ouro”, detalhou o parlamentar, afirmando ainda que nenhum governo até hoje abraçou o esporte como pilar da educação.  

O deputado Maurício do Vôlei, conhecido por sua trajetória como medalhista olímpico nos Jogos do Rio 2016, destacou a importância de mais investimentos no esporte durante a sessão. Além de elogiar a iniciativa do deputado Julio Cesar, ele afirmou que o resultado em Paris mostra a necessidade de mais investimento no setor: “Temos aí um quadro de medalha de 3 medalhas de ouro, 7 de prata e 10 de bronze, é o termômetro que a gente precisa para demonstrar para esse governo e para o Brasil que o esporte precisa de mais investimentos." 

 Na mesma reunião, foram aprovados outros quatro requerimentos, propondo Moções:

 - de Aplausos e Reconhecimento ao Sr. Cássio Dias, em virtude de sua conquista como campeão mundial da Professional Bull Riders – PBR; de autoria do deputado Mauricio do Vôlei;

- de Aplausos e Reconhecimento à Seleção Brasileira de Basquetebol Masculino, pela classificação e pelo desempenho nas Olimpíadas;

 - de Aplausos e Reconhecimento ao Sr. Robson Conceição, pela conquista do Título Mundial de Boxe, os dois últimos de autoria do dep. Douglas Viegas;

 - e de Aplausos e Reconhecimento aos atletas da seleção brasileira de Tiro Prático Felipe Saldanha, Thiago Ferreira e Julia Lagoeiro, que estarão representando o Brasil nos campeonatos mundiais da International Practical Shooting Confederation - IPSC, de autoria do dep. Luiz Lima.