Grupo de Trabalho – Enem e a crise no Inep

Grupo de Trabalho destinado a “Apurar e esclarecer fatos com relação à crise do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e sugerir ações para o funcionamento condizente do Instituto, em especial, no que diz respeito à realização de exames de avaliações e censos.”

Criação: 17/11/2021

 

      

Membros

 

1

Professora Rosa Neide (PT-MT) – Coord.          

Titular

2

Danilo Cabral (PSB-PE) - Relator

Titular

3

General Peternelli (PSL-SP)

Titular

4

Professor Israel Batista (PV-DF)

Titular

5

Átila Lira (PP-PI)

Suplente

6

Ivan Valente (PSOL-SP)

Suplente

7

Natália Bonavides (PT-RN)

Suplente

8

Tabata Amaral (PSB-SP)

Suplente

 

Consultores Legislativos:

Renato Gilioli e Jefferson Chaves

 

Histórico:

Na reunião deliberativa ocorrida no dia 17 de novembro, a Presidente da Comissão, Deputada Professora Dorinha Seabra Rezende, criou um Grupo de Trabalho na Comissão de Educação, composto por 4 membros titulares e 4 suplentes, para acompanhar a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a crise pela qual passa o INEP, em articulação com o Grupo de Trabalho que também foi criado, no âmbito da Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado Federal, por seu Presidente, o Senador Marcelo Castro.

Assim, foram criados os dois Grupos de Trabalho, no âmbito das Comissões de Educação da Câmara e do Senado, que trabalharam de forma articulada, com o objetivo de “Apurar e esclarecer fatos com relação à crise do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e sugerir ações para o funcionamento condizente do Instituto, em especial, no que diz respeito à realização de exames de avaliações e censos”.

O Grupo de Trabalho da Câmara foi coordenado pela Deputada Professora Rosa Neide e o do Senado, pelo Senador Izalci Lucas.

Foi agendada uma Audiência Pública com o objetivo de fazer um “Balanço do Enem 2021 e análise das denúncias dos estudantes recebidas pelo portal e-cidadania”, no dia 3 de dezembro, após a segunda etapa das provas, mas que não chegou a ser realizada.

Foi criado, ainda, um chat na página da CE do Senado Federal, onde as pessoas poderiam enviar, para o Grupo de Trabalho, denúncias e reclamações sobre o Enem 2021.

Os parlamentares se reuniram algumas vezes para definir o plano de trabalho, acompanhar a realização das provas e ouvir funcionários do INEP.