31/03/16 - CNE lança livro com artigos sobre equidade na Educação

Obra faz parte da comemoração dos 20 anos do órgão e conta com artigos escritos pelos conselheiros
13/04/2016 17h15

Bruna Rodrigues, do Todos Pela Educação

 

O Conselho Nacional de Educação (CNE) lançou, no dia 31 de março, o livro “Plano Nacional de Educação e Sistema Nacional de Educação: educar para a equidade"na cidade de São Paulo. Obra faz parte da comemoração dos 20 anos do órgão e conta com artigos escritos pelos conselheiros com base nos eixos de trabalho da Conferência Nacional da Educação (Conae).

Segundo Antônio Carlos Caruso Ronca, conselheiro do CNE e um dos organizadores da publicação, o Conselho atuou de forma incisiva na elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE), fato que influenciou na definição dessa temática para a obra. “Nós tivemos uma participação intensa junto à comissão especial que coordenou a elaboração da lei, e acreditamos na importância da consolidação do plano para a Educação brasileira durante esses 10 anos”.

A discussão sobre o Sistema Nacional de Educação (SNE) também faz parte da obra devido à necessidade de sua implantação no País. “O SNE vai dar um grande ganho no ensino brasileiro na medida em que propiciará que os entes federados possam colaborar em conjunto na execução das metas previstas no PNE”, afirma Ronca.

O livro é organizado em seis partes correspondentes aos eixos da Conae, entre elas, qualidade da Educação, formação de professores e gestão democrática. “Dada essa divisão, os autores escolheram o tema com o qual eles se sentiam mais confortáveis para escrever”, explica. São 16 artigos assinados por um ou mais conselheiros do CNE. A obra foi finalizada em novembro de 2015 e teve seu primeiro lançamento, ainda no ano passado, em Brasília. A partir do evento em São Paulo, ele será distribuído gratuitamente e disponibilizado online na página do Conselho.

De acordo com Cesar Callegari, membro da Câmara de Educação Básica do CNE e autor de um dos artigos, o livro “permitirá que educadores possam aperfeiçoar suas visões sobre a Educação e aprimorar suas ações”. Ronca acredita que essa é uma colaboração do Conselho para a sociedade brasileira. “Nosso objetivo é que as políticas públicas que forem elaboradas nos próximos anos tenham como missão fundamental a construção de um País mais justo e menos desigual”, conclui.

Para baixar o livro, clique aqui. 

 

Fonte: https://www.todospelaeducacao.org.br/reportagens-tpe/37570/cne-lanca-livro-com-artigos-sobre-equidade-na-educacao/