05/08/15 - Palestra "A visão dos professores sobre a educação no Brasil"

06/08/2015 15h50

Os resultados da pesquisa “Conselho de Classe - A visão dos professores sobre a educação no Brasil” foram apresentados nesta quarta (05/08) em uma palestra realizada pela Comissão de Educação e Frente Parlamentar de Educação na Câmara dos Deputados.

Mil professores do Ensino Fundamental da rede pública de áreas urbanas em várias cidades foram entrevistados para o levantamento estudado. Este foi encomendado ao Ibope Inteligência pela Fundação Lemann, com o apoio do Instituto Paulo Montenegro. O evento foi transmitido pela TV Câmara.

O Diretor-Executivo desta Fundação, Denis Mizne, falou sobre os resultados onde mostrou que os professores sentem mais satisfação com o aprendizado dos alunos do que com a remuneração ou reconhecimento geral da sociedade.  

O deputado Pedro Fernandes (PTB/MA) destacou que “a maioria dos professores, estudam o primeiro e o segundo grau em escola pública e no terceiro vão para uma instituição privada de péssima qualidade”.

Já o senador Cristovam Buarque (PDT/DF) questionou a possibilidade de existir um currículo comum para todas as escolas sem diferenciá-las. Mizne respondeu que “antes do currículo é preciso criar padrões claros”, e concluiu “para uma boa execução da Base Nacional Comum na Educação, tanto para os alunos quanto para a formação dos professores, além de criá-los é necessário segui-los”.

A Base Nacional Comum na Educação foi um tema em destaque na palestra e está prevista no Plano Nacional de Educação – PNE. É ela que determina os conhecimentos e habilidades mínimas obrigatórias em cada série para todas as escolas do País.

O distanciamento dos professores das decisões da educação também foi debatido, “Quando o Governo vai tomar suas decisões, chamam os especialistas e não chamam os professores, mas não há melhor laboratório que a sala de aula”. “É sempre necessário que se tenha um professor nos debates, é preciso ouvi-los”, ressaltou o deputado Angelim (PT/AC).

 

Apresentação Fundação Lemann