26/08/15 - Seminário "Escolas Conectadas: equidade e qualidade na educação brasileira"

14/09/2015 11h55

A Fundação Lemann, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o Instituto Inspirare e o Instituto Península, realizaram nesta quarta-feira (26/08) o Seminário Escolas Conectadas: equidade e qualidade na educação brasileira.

O evento contou com a presença do Diretor Adjunto do Escritório de Tecnologias Educacionais do Departamento de Educação dos Estados Unidos - Joseph South; do Gerente Geral do Plano Ceibal - Gonzalo Perez; e do Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade; Ronaldo Lemos.

O evento reunir parlamentares, Secretários de Educação, representantes do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Educação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre outros órgãos responsáveis ou com interesse nos temas de educação. 

Há três anos, a Fundação Lemann, o Instituto Inspirare e o Instituto Península realizam o evento Transformar (www.transformareducacao.org.br). O encontro já se consagrou como principal evento sobre inovação em educação no país. Este ano Brasília receberá sua edição. Em São Paulo o evento será realizado no dia 25/08/15, e vai trazer as principais experiências que estão transformando na prática a educação no Brasil e no mundo.

 

PROGRAMAÇÃO (sujeita a alterações)

14h - 14h30: Credenciamento 

14h30h - 15h: Abertura 

- Deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG) - Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados - DISCURSO DO PRESIDENTE

- Representante da Fundação Lemann - Deputada Prof. Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) - Autora do Requerimento nº 98/2015 e 3ª Vice-Presidente da Comissão de Educação

- Deputado Alex Canziani (PTB-PR) - Presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação e 4º Secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

- Sr. Dilvo Ilvo Ristoff - Diretor de Políticas e Programas de Graduação, representante do Ministério de Educação - DIPES/MEC

15h - 15h45: Painel

 Universalização do uso da tecnologia na educação: como e por que conectar todas as escolas?  

- O caso dos Estados Unidos: Joseph South, Diretor Adjunto do Escritório de Tecnologias Educacionais do Departamento de Educação dos Estados Unidos.  

- O caso do Uruguai: Gonzalo Pérez, Gerente Geral do Plano Ceibal.  

- Proposta para o Brasil: Ronaldo Lemos, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS)
15h45 - 16h15: Debate


16h15- 16h50: Apresentações: 
- Campanha Internet na Escola e Especial sobre Tecnologias na Educação
-  Projeto Quadra Convida


16h50 - 17h: Encerramento

Apresentações

Gonzalo Pérez - Em inglês

Gonzalo Pérez - Em Português

Joseph South - Em Inglês

Joseph South - Em Português

Ronaldo Lemos