Diante da permanência da tensão, Presidente da CDHM pede Força Nacional do Paraná

Já são três mortes confirmadas
07/04/2016 21h01

Diante da permanência da tensão, Presidente da CDHM pede Força Nacional do Paraná

Policia cerca o Pronto-Socorro de Quedas do Iguaçu

Resultado do conflito entre jagunços, Policiais Militares e sem-terra, já há três mortes confirmadas e outros seis possíveis óbitos na região de Quedas do Iguaçu - Paraná. Todas as vítimas fatais são sem-terra. Ainda há várias pessoas feridas e várias desaparecidas. Além disso, segundo relatos que chegam da região, a PM estaria cercando até mesmo o Posto de Saúde e criando um clima de terror na cidade de Quedas do Iguaçu.

Diante desses fatos, o Presidente da CDHM, Paulo Pimenta (PT/RS), pediu que o Ministro da Justiça determine o envio da Força Nacional de Segurança. Mais cedo, Pimenta havia pedido ao Governador que tomasse as providências urgentes a fim de investigar os crimes e de socorrer as vítimas.

A versão da Secretaria de Segurança Pública é a de que o confronto foi resultante de uma emboscada provocada pelos sem-terra. A ideia de uma emboscada provocada por pessoas em franca situação de fragilidade em relação àqueles que seriam seus opositores, para Pimenta, não parece verossímil.

De acordo com o deputado, a aceitação da SSP dessa versão, tão rapidamente, indica pouco comprometimento de que os crimes sejam investigados. Para ele, não seria a primeira vez em que a Polícia Militar do Paraná estaria comprometida em graves episódios de violação de direitos humanos no estado. Ele lembra que o Estado brasileiro já foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos por conta de assassinato de trabalhador rural sem-terra no Paraná.