Deputados intermediam com polícia militar do GDF permanência do Acampamento Terra Livre na Esplanada

Na manhã desta quarta-feira (24), o presidente da CDHM, Helder Salomão (PT/ES) acompanhado de um grupo de parlamentares, encontrou-se com lideranças indígenas de várias etnias, que estão acampadas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. É o Acampamento Terra Livre (ATL), que começou hoje e vai até a próxima sexta-feira (26). O evento acontece todos os anos no mês de abril e reúne lideranças e representantes para chamar atenção para suas demandas, particularmente em relação à demarcação de suas terras.
24/04/2019 11h55

Foto: Fernando Bola

Deputados intermediam com polícia militar do GDF permanência do Acampamento Terra Livre na Esplanada

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha havia solicitado a realocação do Acampamento para a área próxima ao Estádio Mané Garrincha.

No encontro desta manhã, Helder Salomão e os deputados Nilto Tatto (PT/SP), Airton Faleiro (PT/PA), Talíria Petrone (PSOL/RJ), Áurea Carolina (PSOL/MG), Fernanda Melchiona (PSOL/RS), Joênia Wapichana (Rede/RR) e Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), conversaram com o representante da Polícia Militar que, junto com o Exército, está presente na Esplanada.

“Queremos garantir que os povos indígenas façam suas manifestações de forma pacífica e possam participar da programação desta semana no Congresso, como a audiência pública que vamos realizar amanhã, quinta. Inclusive também já estivemos reunidos com o Departamento de Polícia Legislativa da Câmara e com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil para organizar essa participação”, esclareceu Salomão.  

O presidente da CDHM afirmou, ainda, que a Comissão quer ajudar a garantir que as demandas dos povos indígenas sejam amplamente discutidas tanto no Congresso, como no Supremo Tribunal Federal e nos Ministérios

Após a negociação, o governo do Distrito Federal autorizou a permanência dos indígenas na Esplanada dos Ministérios, na região próxima ao Teatro Nacional.

Pedro Calvi / CDHM