CDHM organiza diligência para apurar ataques à tribo Gamela, no Maranhão

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) promove a partir de amanhã uma diligência de dois dias ao Maranhão para apurar os ataques aos índios da tribo Gamela, que resultaram em 22 índios feridos por balas e golpes de facão, sendo que alguns deles tiveram seus membros decepados. A comitiva será liderada pelo presidente da CDHM, deputado Paulão (PT-AL), e contará com a participação dos deputados federais Eliziane Gama (PPS-MA) e Zé Carlos (PT-MA), além de assessores técnicos da Comissão.
10/05/2017 19h15

A diligência pretende visitar a tribo dos Gamela, onde os ataques ocorreram, praticados por jagunços que teriam ligação com fazendeiros e políticos locais. A aldeia, localizada no município maranhense de Viana, distante 218 quilômetros da capital São Luís, é palco de um conflito agrário em que os indígenas são constantemente atacados e ameaçados para abandonarem suas terras.

 

 

“A visita aos Gamela dará oportunidade de os próprios indígenas denunciarem os crimes e as violações de Direitos Humanos que vem sofrendo, tanto por parte do poder público como de grupos organizados que estão promovendo os ataques. As denúncias dos indígenas serão apuradas por nossa Comissão e a partir dos relatos anunciaremos a tomada de providências”, afirma o deputado Paulão.

 

 

Além do encontro com a tribo Gamela, a Comissão irá se reunir com o governador do Maranhão, Flávio Dino, para levar as denúncias recebidas na aldeia e tomar conhecimento das iniciativas adotadas pelo governo maranhense em defesa dos indígenas. A agenda prevê também uma reunião com o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular do estado do Maranhão, Francisco Gonçalves.