CDHM organiza diligência para apurar ataques à tribo Gamela, no Maranhão
A diligência pretende visitar a tribo dos Gamela, onde os ataques ocorreram, praticados por jagunços que teriam ligação com fazendeiros e políticos locais. A aldeia, localizada no município maranhense de Viana, distante 218 quilômetros da capital São Luís, é palco de um conflito agrário em que os indígenas são constantemente atacados e ameaçados para abandonarem suas terras.
“A visita aos Gamela dará oportunidade de os próprios indígenas denunciarem os crimes e as violações de Direitos Humanos que vem sofrendo, tanto por parte do poder público como de grupos organizados que estão promovendo os ataques. As denúncias dos indígenas serão apuradas por nossa Comissão e a partir dos relatos anunciaremos a tomada de providências”, afirma o deputado Paulão.
Além do encontro com a tribo Gamela, a Comissão irá se reunir com o governador do Maranhão, Flávio Dino, para levar as denúncias recebidas na aldeia e tomar conhecimento das iniciativas adotadas pelo governo maranhense em defesa dos indígenas. A agenda prevê também uma reunião com o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular do estado do Maranhão, Francisco Gonçalves.