“Vou insistir na realização desta audiência até que tenhamos todos os fatos esclarecidos,” destacou José Carlos Araújo ao cancelar encontro em que Google e Microsoft seriam ouvidos.

O Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Deputado José Carlos Araújo cancelou audiência pública que discutiria as políticas de privacidade do Google
17/07/2013 16h15

Nesta quarta-feira (17), o Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), informou o cancelamento da audiência pública que trataria  da política de privacidade do Google, e as denúncias de espionagem, em razão do não comparecimento das empresas convidadas. No entanto, destacou que uma nova data será marcada já que o tema é de extrema relevância.

“Vou insistir na realização desta audiência até que tenhamos todos os fatos esclarecidos. Além das queixas do consumidor com relação às buscas tendenciosas no navegador, é preciso entender as acusações de espionagem divulgadas recentemente pela imprensa brasileira.”

José Carlos Araújo informou que deverá fazer um novo convite às empresas assim que a Câmara retornar do período de recesso. Em seu discurso, o Deputado reiterou, inclusive, que a Casa deveria se unir ao Senado Federal, que já propôs a criação da CPI da Espionagem no intuito de compreender claramente o vazamento das informações brasileiras no provedor americano.

A empresa Microsoft encaminhou ofício à Comissão informando a inviabilidade da presença, pois está em fase de mudança na presidência. No entanto, destaca que a partir do mês de agosto o grupo já estará sob nova direção e o novo gestor poderá vir à Câmara prestar os devidos esclarecimentos.

Já o Google encaminhou um e-mail informando apenas a impossibilidade de participar da audiência.

 O pedido de audiência foi requerido pelo próprio presidente da Comissão e aprovada na última quarta-feira (10).