Ministra articula na Câmara ampliação do orçamento da Cultura para 2014

Em encontro na Comissão de Cultura, ministra Marta Suplicy pede apoio dos parlamentares para fortalecimento da Pasta por meio de apresentação de emendas ao orçamento. Para tanto, Marta apresentou as ações do Ministério para 2014. Na próxima semana, os deputados da CCULT se reunirão para tratar do assunto e definir quais emendas vão priorizar para envio à Comissão Mista de Orçamento.
21/11/2013 11h00

Richard Silva/PCdoB

Ministra articula na Câmara ampliação do orçamento da Cultura para 2014

Ministra pede apoio de parlamentares para ampliação de recursos orçamentários da Cultura

Na tarde desta quarta-feira (20), a Comissão de Cultura recebeu a ministra da Pasta, Marta Suplicy, para discutir a ampliação dos recursos orçamentários para o setor em 2014 por meio da apresentação de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA).

“Vocês viram o tamanho do nosso orçamento. Diante desse cenário, precisamos de emendas para ampliar os recursos para a cultura e fortalecer a área”, disse a ministra.

Marta apresentou as prioridades do ministério para o próximo ano e pediu aos parlamentares apoio para apresentação de emendas à LOA que fortaleçam ações como a continuação da implantação do Programa CEU das Artes; a realização de editais por meio de emendas apresentadas ao Fundo Nacional de Cultura; digitalização de museus; restauro de monumentos, teatros e centros culturais; construção de centros culturais; implantação do Museu Afrodescendente no Distrito Federal.

Na próxima semana, a Comissão de Cultura se reunirá para tratar do assunto. Para tanto, a presidente do colegiado, deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ) destacou ser essencial que o ministério eleja suas prioridades para que o esforço não se perca. “Precisamos focar naquilo que tem chance de ser executado”, disse a deputada.

O argumento de Jandira foi reforçado pela deputada Luciana Santos (PCdoB/PE) que questionou o real interesse do governo em investir em cultura, uma vez que o orçamento da Pasta vem diminuindo nos últimos anos. A deputada também falou da campanha Parlamentar Amigo da Cultura, que visa estimular a apresentação de emendas individuais para o setor e mobilizar o governo para o aumento do orçamento para 2014.

Durante a tramitação do Orçamento da União no Congresso, os parlamentares, as bancadas estaduais e as comissões técnicas podem apresentar emendas destinando recursos a determinadas ações. De acordo com a Proposta de Lei Orçamentária (PLOA/PLN 9/13) para 2014, cada parlamentar poderá apresentar R$ 14,68 milhões em emendas, sendo R$ 7,34 milhões destinados necessariamente para a saúde.

Já as emendas de comissões não têm valor definido e podem contribuir para ações mais robustas. No dia 19, o Congresso aprovou projeto que muda o número de emendas ao Orçamento, em consequência do desmembramento da Comissão de Educação e Cultura no início deste ano. Antes da separação, a comissão podia apresentar quatro emendas de apropriação e quatro de remanejamento. Agora, cada uma poderá apresentar três emendas de cada tipo. As emendas deverão ser apresentadas à Comissão Mista de Orçamento até a próxima quinta-feira (28).