Educação, cultura e esportes

Funarte tem verba só para manutenção, diz presidente

24/08/2017 - 18:07  

Karin van der Broocke/Agência Paraná
Cultura - geral - teatros palcos apresentação atores dança espetáculos
O teatro é uma das modalidades artísticas incentivadas pela atuação da Funarte

O presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Stepan Nercessian, disse nesta quinta-feira (24), na Câmara, que hoje os recursos do órgão estão de tal forma limitados, que são suficientes apenas para a manutenção dos espaços sob sua responsabilidade.

Nercessian, que participou de audiência pública na Comissão de Cultura, afirmou que a vinculação da Funarte ao Ministério da Cultura é um problema, uma vez que o ministério não tem recursos – o orçamento destinado à pasta este ano foi equivalente a menos de 1% do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo Stepan Nercessian, é preciso esclarecer que a cultura é uma indústria com profissionais especializados, que gera empregos e fomenta a economia. "A Funarte é fomentadora das artes; ali é teatro, dança, música etc., então é necessário inserir definitivamente essas atividades dentro da economia brasileira”, ressaltou.

Criada em 1975, a Funarte é um órgão federal responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de incentivo às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo.

Os principais objetivos da instituição, que é vinculada ao Ministério da Cultura, são o incentivo à produção e à capacitação de artistas, o desenvolvimento da pesquisa, a preservação da memória e a formação de público para as artes no Brasil.

Fomento
O diretor do Instituto Inhotim, Carlos Antônio Grassi, que já presidiu a Funarte, defendeu que a entidade seja valorizada como forma de garantir o fomento à cultura – tão importante na formação de imagem do País no exterior. "As artes e as linguagens artísticas dentro da cultura brasileira são um fator importante não só quanto à imagem do Brasil no exterior, mas também em relação ao desenvolvimento, e questões que tocam fundo na nossa relação com a sociedade."

O autor do requerimento para a realização da audiência, deputado Cabuçu Borges (PMDB-AP), afirmou que é preciso garantir recursos para que a Funarte possa cumprir seu papel de forma adequada.
Borges lembrou que já existe um fundo para a Cultura, mas outras fontes são necessárias.

"Nós já temos o Fundo Nacional de Cultura, que tem uma vinculação de 3% da loteria federal, mas isso não acontece, é sempre contingenciado, então nós estamos buscando alternativas para que a Funarte possa ter na sua plenitude, exercer seu papel que é promover a arte no Brasil."

A Comissão de Cultura se reúne na próxima quinta-feira (31) para discutir o fomento aos festivais de teatro brasileiro.

Reportagem - Karla Alessandra
Edição – Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.