Exposição Cerrado Goiano está aberto a visitação

Edmar Oliveira cria obras retratando uma infância goiana que hoje se considera pouco habitual
30/05/2017 13h25

O Cerrado Goiano com um olhar crítico e colorido. Esta foi a ideia do artista de Itapuranga- GO, Edmar Oliveira, que há 30 anos pinta quadros resgatando o Pop art e até mesmo Cubismo. “O cerrado é o lugar onde moramos, minhas pinturas são referências de onde habito”, contou. O artista chega em Brasília para sua primeira exposição, que será realizada de 24/5 a 21/6, na Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados.

Formado em Design Gráfico e Jornalismo, Edmar Oliveira sofreu influências de Cândido Portinari, Carlos Scliar, Cláudio Tozzi e Henrique Amaral. Descontente com a fascinação das crianças pela tecnologia, com a extinção da fauna do cerrado, além da imposição das cidades às tribos indígenas goianas, o artistas começou a elaborar pinturas que retratavam estas situações.

“Eu costumo brincar com o lúdico, e faço um contraponto nas pinturas. Como os pássaros em extinção e as figuras geométricas que brincam entre si”, comentou as características dos quadros. O artista afirmou que em algumas telas como Brincando em Goiás III, podem ser interpretadas com diferentes ângulos.

O artista foi premiado em 1992 num concurso latino-americano de cartazes, em Cochabamba, na Bolívia, além de ter recebido menção honrosa em concurso de pintura promovido pela PUC Goiás.

 

Exposição Cerrado Goiano
Visitação: de 24 de maio a 21 de junho de 2017, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Galeria de Arte do 10º andar - Anexo IV da Câmara dos Deputados - Brasília, DF
Informações: 0800 619 619     cultural@camara.leg.br

Entrada franca

https://www2.camara.leg.br/participe/cultura-na-camara/arquivos/cerrado-goiano