Deputado Marcelo Almeida debate políticas públicas de incentivo à leitura

20/06/2013 15h13

Foto: http://pixabay.com/pt/livro-livros-c%C3%ADrculo-crespo-2869/

Deputado Marcelo Almeida debate políticas públicas de incentivo à leitura

O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB-PR) representou a Comissão de Cultura na 13ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, em São Paulo. Na última semana, o parlamentar participou da mesa redonda que debateu as políticas públicas de incentivo ao livro e à leitura no Brasil. Também participaram da mesa redonda, o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Menezes, e o diretor do Observatório do Livro e da Leitura, Galeno Amorim.

“Fica clara a necessidade de se investir mais no incentivo à leitura. O brasileiro ainda não tem a leitura como um hábito, que é estimulado dentro das salas de aulas e nas casas. A maioria das crianças, adolescentes e jovens ainda lê por obrigação escolar. Nosso desafio é transformar essa obrigação em prazer, para que se torne um hábito para a vida toda. Num mundo globalizado de redes sociais e internet, com leituras rápidas e superficiais, esse passa a ser um grande desafio das políticas públicas, que não devem ficar centradas na infraestrutura do processo. Não precisamos de mais bibliotecas cheias de livros e vazias de leitores”, destacou Almeida.

A feira aconteceu do dia 6 a 16 de junho, e homenageou o escritor Monteiro Lobato, o autor infantojuvenil Pedro Bandeira, o autor da educação Florestan Fernandes e o autor da terra Nelson Jacintho.

Foram 11 dias de programação, com 652 atividades, todas gratuitas, divididas em três palcos principais um parque, um estúdio de cinema e uma praça, onde fica o Theatro Pedro II, tombado como patrimônio histórico, além de mais oito espaços espalhados pela cidade.