Comissão encerra o ano com “A Batalha do Passinho” nos Manifestos Culturais

O documentário "A Batalha do Passinho", dirigido por Emílio Domingos, será apresentado na última edição dos Manifestos Culturais realizados pela Comissão de Cultura, na próxima terça-feira (10), às 17h, no Hall da Taquigrafia. O "passinho" surgiu nas favelas cariocas e desde 2008 vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro, mostrando nova forma de dançar o funk.
03/12/2013 14h00

Reprodução Osmose Filmes

Comissão encerra o ano com “A Batalha do Passinho” nos Manifestos Culturais

A batalha do passinho.

Com o propósito de mesclar atos artísticos para a defesa da cultura e sua transversalidade no fazer legislativo, os Manifestos Culturais fecham o ano com uma homenagem ao funk – reconhecido como manifestação cultural pela Comissão de Cultura no dia 4 de setembro, com a aprovação do PL 4.124/2008, do deputado Chico Alencar (PSol/RJ). 

O "passinho" surgiu nas favelas cariocas e desde 2008 vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro, mostrando nova forma de dançar o funk. Essa história está contada no documentário A Batalha do Passinho, dirigido por Emilio Domingos e será apresentada na última edição dos Manifestos Culturais realizados pela Comissão de Cultura, na próxima terça-feira (10), às 17h, no Hall da Taquigrafia.

Além da exibição de trechos do documentário, uma mostra do "passinho" será apresentada com Jefferson de Oliveira Chaves, o Cebolinha, Yuri Severo e Luan de Azevedo, o Camarão Preto. A Batalha do Passinho ganhou o prêmio de Melhor Filme na Mostra Novos Rumos da Premiére Brasil – Festival do Rio; e de Melhor Longa-metragem pelo júri popular no Festival de Cinema Curta Amazônia.

SERVIÇO

Manifestos Culturais: A Batalha do Passinho

Dia: 10/12, às 17h

Local: Hall da Taquigrafia – Anexo II, Câmara dos Deputados

Informações: 61 3216-6945