Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza o primeiro Expresso 168, em Porto Alegre

O encontro contou com as presenças do deputado Chico D’Angelo, presidente da CCULT, dos deputados Henrique Fontana e Maria do Rosário e de movimentos e trabalhadores da Cultura
08/06/2016 12h15

Na última sexta-feira (03/06/2016), a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizou a primeira atividade do Expresso 168 fora de Brasília. A pedido dos deputados Henrique Fontana e Maria do Rosário, que apresentaram requerimentos, a atividade foi realizada em Porto Alegre. A ideia é que o Expresso 168 rode pelo Brasil promovendo o encontro entre parlamentares, sociedade civil e movimentos culturais.

Os deputados se uniram com cerce de 50 membros que fazem parte do movimento Ocupa Minc Brasil e ocupam sedes do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em todo o país. O encontro serviu para que os deputados ouvissem as demandas dos movimentos da cultura e tratassem de estratégias de resistência ao governo interino de Michel Temer.

Dentre os temas debatidos está a questão de manter o status do IPHAN e não transformá-lo em secretaria subordinada ao Minc, o que, para o movimento, esvaziaria a importância do Instituto. Também foram debatidas a provação da PEC 421, que prevê 2% do orçamento federal para a cultura, e a manutenção das políticas voltadas para a cultura conquistadas até hoje.

Para Chico D’Angelo, os movimentos culturais têm sofrido retaliação do governo interino porque sempre foram vanguarda na luta e defesa da democracia. O movimento Ocupa Minc Brasil recusa qualquer tipo de diálogo com o governo atual e apresenta três reivindicações principais: a saída de Michel Temer da Presidência da República, a volta do Minc como ministério legítimo e a manutenção e garantia de programas de fomento à cultura.