Comissão de Cultura aprova moção de repúdio ao discurso do Presidente Jair Bolsonaro na ONU.

Resumo da Reunião Deliberativa do dia 02/10/2019
03/10/2019 17h55

Por Gustavo Elisson

Em Reunião Deliberativa Ordinária realizada nesta quarta-feira, 02 de outubro, a Comissão de Cultura aprovou moção de repúdio contra o pronunciamento do presidente da República Jair Bolsonaro, na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

Para a autora da proposição, Deputada Áurea Carolina (PSOL/MG), Bolsonaro envergonhou a nação brasileira e desqualificou importantes lideranças indígenas, como o cacique Raoni. “É inaceitável que o governo atual faça discurso com inverdades sobre os povos indígenas, desqualificando lideranças indígenas e ironizando os povos”, disse a deputada.

Deputados do governo fizeram críticas ao requerimento. “Aqui se trata muito mais de ideologia política do que de projetos culturais que irão atingir a população brasileira. Se o assunto partir para a ideologia política vai ter obstrução”, rebateu o Deputado Luiz Lima (PSL/RJ).

Na ocasião, também foram aprovadas outras duas moções, ambas de autoria da presidente da Comissão de Cultura, Benedita da Silva (PT/RJ). A primeira, destinada ao Ministério da Cidadania, em repúdio a substituição de Superintendentes do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico nacional (IPHAN), sem o cumprimento dos critérios de qualificação que o cargo exige. Já a segunda repudia as declarações do diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Roberto Alvim, contra a atriz Fernanda Montenegro.

Outro ponto de destaque foi a aprovação, do Requerimento nº 80/2019, de autoria do Deputado Alexandre Padilha (PT/SP), que convoca o Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a fim de prestar esclarecimentos sobre a censura ao filme “Chico: Artista Brasileiro”.

Além disso, outros sete requerimentos pautados também foram aprovados em bloco. Para conferir o resultado completo da Reunião acesse o link: https://bit.ly/30GOZa3