Pauta Eletrônica é inovação na CCTCI

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara iniciou na reunião do dia 17 de novembro de 2010 os testes com o um sistema informatizado para o acompanhamento das matérias em tramitação, a Pauta Eletrônica. Segundo o presidente da CCTCI, deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE), o sistema é resultado do trabalho do Departamento de Comissões e do Centro de Informática que, ao longo dos últimos 18 meses, desenvolveram ferramentas inovadoras para oferecer todas as informações de que o deputado precisa durante a votação e o andamento dos trabalhos nas comissões, inclusive a possibilidade de acompanhamento de outras comissões e do plenário simultaneamente.
17/11/2010 14h55

“A partir de agora, os deputados da Comissão de Ciência e Tecnologia terão a oportunidade e o privilégio de testar o sistema, que será estendido em breve também às demais comissões da Câmara”, destacou Eunício Oliveira.

O presidente afirmou ainda que além da inovação tecnológica e agilidade nos processos da Comissão, a informatização da pauta vai resultar também em uma economia de papel e de cópias, feitas normalmente para que os deputados possam acompanhar as matérias em votação.

Ao apresentar a novidade aos demais membros da Comissão, o deputado Eunício Oliveira destacou a atuação do deputado Alexandre Cardoso (PSB-RJ), que deixou registrada, por meio de uma questão de ordem, sua indignação diante da quantidade de papéis gastos na confecção de pautas e avulsos sobre as matérias em tramitação.

Todas as reuniões deliberativas da CCTCI serão informatizadas, e terão o acompanhamento de técnicos do Cenin para o aperfeiçoamento das ferramentas antes da implantação nas demais comissões.

A partir do próximo ano, deverão ser instalados computadores permanentes, que ficarão embutidos nas bancadas dos plenários, para uso dos deputados.

Ações do documento