Comissão aprova mudança para hora no Acre e parte do Amazonas

10/11/2010 16h55

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara aprovou nesta quarta-feira (10/11) projeto de lei do deputado Marcelo Serafim (PSB-AM) que altera a hora oficial no Acre e parte do estado do Amazonas (PL-5983/2009).

A lei em vigor desde junho de 2008 diminuiu de duas para uma hora a diferença de fuso horário do Acre e de parte mais a oeste do Estado do Amazonas em relação a Brasília, mas a mudança, segundo argumentou o autor da proposta, causou transtornos à saúde da população.

O relator, deputado Arolde de Oliveira (DEM/RJ) citou exemplos de países como Estados Unidos, Canadá e Rússia, que possuem mais de quatro fusos horários diferentes ao defender a proposta. Segundo ele, a mudança, ocorrida em 2008, atendeu a “pressões dos grupos de mídia que, com a diferença maior, tinham que ajustar sua grade de programação gerada nacionalmente para atender aos ditames da classificação indicativa”.

Ele destacou ainda que a população do Acre já se manifestou por meio de referendo popular realizado no segundo turno das eleições deste ano, contrária à mudança ocorrida em 2008.

Para alterar novamente o horário oficial da região, o projeto ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, e pelo Senado Federal.

Ações do documento