19.02.2010

 

Jornal do Senado

 

Caderno: Mercosul

 

Bancada do Parlasul na pauta de 2010

A agenda legislativa para 2010, deverá obrigatoriamente discutir uma nova resolução do Congresso Nacional que permita a manutenção da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. A atual resolução expira em 31 de dezembro deste ano.

Quando a Resolução 1/07 entrou em vigor, há quase três anos, era considerada bastante provável a realização, em 2010, das primeiras eleições diretas para a escolha dos representantes brasileiros no parlamento regional. Mas o projeto que regulamenta essas eleições ainda não foi votado.

 

Jornal "Valor Econômico"

 

Caderno: Brasil

 

Brasil e Argentina definem agenda para integração

Daniel Rittner, de Buenos Aires

Os governos do Brasil e da Argentina definiram uma "agenda comum" para avançar em questões de integração produtiva. Um dos primeiros passos, segundo funcionários dos dois países que se reuniram ontem em Buenos Aires, é eliminar uma série de "problemas regulatórios" que dificultam o uso de linhas de financiamento do BNDES.

Sem novidades concretas para anunciar, os funcionários brasileiros e argentinos procuraram demonstrar sintonia e ressaltaram as oportunidades de negócios que podem ser criadas. O secretário de Indústria da Argentina, Eduardo Bianchi, dividiu os esforços para fortalecer a integração produtiva em dois setores: os "estratégicos", visando à competição global no longo prazo, e os "sensíveis", com ações para superar conflitos no comércio bilateral.

 

Jornal "O Estado de S.Paulo"

 

Caderno: Internacional

 

Disputa é útil para Cristina Kirchner

Simon Tisdall, The Guardian

Foi Karl Marx quem disse que "a história se repete, primeiro como tragédia, depois como farsa" - e no caso dessa disputa que irrompeu abruptamente envolvendo as Ilhas Malvinas, há razões para achar que ele estava certo. Os recentes protestos da Argentina, desencadeados pela perspectiva de petróleo em abundância em torno da ilha, podem facilmente ser descartados como bravatas.

Se Cristina e seu marido conseguirem descartar as acusações de corrupção, um dos dois poderá tentar um segundo mandato. E o que seria melhor para conseguir votos dos eleitores do que uma briga apaixonada com a frígida e distante Grã-Bretanha? Cristina disse publicamente que o direito da Argentina à soberania sobre as Malvinas é "inalienável".

 

Caderno: Economia

 

UE reage às acusações do Brasil sobre venda de açúcar

Itamaraty pede na OMC que Europa suspenda exportação de 500 mil toneladas

Jamil Chade

O Brasil acusa a União Europeia de estar gerando prejuízos de "milhões de dólares" aos exportadores nacionais de açúcar e deprimindo o preço da commodity diante de sua decisão de elevar o volume de vendas no mercado internacional. Bruxelas reagiu às críticas do Brasil e insinuou que o objetivo do lobby brasileiro é impedir que a UE volte a ter uma parcela do mercado mundial do produto.

A UE garantiu, em resposta, que a autorização é temporária e não deve ser repetida em 2010. A exportação de 500 mil toneladas extras estaria ocorrendo diante de "condições extraordinárias do mercado" e de um preço recorde do açúcar no mundo.

 

Venezuela paga com até 1 ano de atraso

Problema é a liberação de dólares

Débora Thomé

A intensificação da crise na Venezuela está atingindo diretamente o pagamento dos exportadores brasileiros. Alguns levam mais de um ano para receber. O grande problema está na liberação dos dólares. A Comissão de Administração de Divisas (Cadivi), que libera os dólares, prioriza itens como alimentos e farmacêuticos. As recentes mudanças na regra do câmbio acabaram dificultando a disponibilidade de divisas.