Nota Técnica

MESA DIRETORA DO PARLAMENTO DO MERCOSUL

27 de março de 2007.

Pelo sistema de rodizio, o atual Presidente da Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul, Parlamentar Dr. Rosinha, do Brasil, será substituído, no primeiro semestre do ano de 2009, pelo Parlamentar do Paraguai.
Conforme acordo entre os parlamentares dos Estados Partes, firmado na sessão inaugural do parlamento do Mercosul, realizada em maio de 2007, ficou acordado que, antes de uma definição no regimento interno do novo parlamento regional, o revezamento para presidir a Mesa Diretora do Parlamento Regional teria a duração de seis meses, tendo o parlamentar Alfonso González Núñez, do Paraguai, assumido a presidência no primeiro período que se estendeu de dezembro de 2006 a junho de 2007, coordenando a transição de Comissão Parlamentar Conjunta para Parlamento do Mercosul.
Na seqüência, assumiu a Presidência da Mesa Diretora o Parlamentar Roberto Conde, parlamentar do Uruguai, de julho a dezembro de 2007; o terceiro período, de dezembro de 2007 até junho de 2008, pelo Parlamentar José Pampuro, o 2º semestre, pelo Parlamentar Dr. Rosinha, até dezembro de 2008.
A partir de 2009, o Presidente da Mesa Diretora e os Vice-Presidentes exercerão um mandato de 2 (dois) anos, podendo ser reeleitos por uma só vez, conforme determina o Regimento Interno do Parlamento do Mercosul em seu artigo 40.

 

Ações do documento