Escritora convidada: Nádia Gotlib

Encontro com a Autora celebra centenário de Clarice Lispector. A autora convidada, professora Nádia Gotlib, escreveu "Clarice, uma vida que se conta" e "Clarice Fotobiografia" (Edusp).
23/11/2020 18h30

Para celebrar os cem anos de nascimento da contista, cronista e romancista Clarice Lispector (Chechelnyk, Ucrânia, 10/12/1920 — Rio de Janeiro, 9/12/1977), o Encontro com a Autora recebe, no dia 17 de dezembro às 18h, a professora Nádia Gotlib, respeitada estudiosa e biógrafa de Clarice.

O bate-papo virtual será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube e pela página do Centro Cultural Câmara dos Deputados no Facebook. Neste encontro, o público poderá conhecer mais sobre a vida e obra da autora de obras intimistas e existencialistas, como "Perto do coração selvagem", "A paixão segundo GH" e "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres". 

Nádia Battella Gotlib, livre-docente pela Universidade de São Paulo, atuou como professora de Literatura Portuguesa e de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo. Foi pesquisadora Sênior do CNPq. Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP. Foi professora visitante de várias universidades brasileiras federais, estaduais e particulares. E no exterior foi visiting fellow junto ao Oxford University Centre for Brazilian Studies e Senior Assistant Membre (SAM) junto ao St. Antony’s College, da Universidade de Oxford (1998). Ministrou cursos pela Cátedra de Estudos Brasileiros da Universidade de Buenos Aires. Coordenou o GT A mulher na literatura da Anpoll (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística).

Publicou 11 livros, entre eles: "Teoria do conto" (12a ed. São Paulo, Ática, 2012); e "Tarsila do Amaral, a modernista" (4 a ed. São Paulo, Senac, 2012). E sobre Clarice Lispector, publicou dois livros: "Clarice, uma vida que se conta" (1a ed. 1995; 7a ed. rev. e aum. São Paulo: Edusp, 2013); e "Clarice Fotobiografia" (1ª ed. 2008; 3a ed. rev. e aum. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2014). Esses dois livros sobre Clarice Lispector foram traduzidos para o espanhol, respectivamente, na Argentina (Buenos Aires, 2007) e no México (Cidade do México, 2015). 

Nádia Gotlib é especializada em: escritas do eu; epistolografia, diários, escritas de memória; fronteiras dos gêneros; escritos de exílio. 

O Encontro com o Autor é promovido pelo Centro Cultural e pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e já está em sua 29ª edição. O bate-papo é transmitido ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube e pela página do Centro Cultural Câmara dos Deputados no Facebook.

Informações: nucleodeliteratura@camara.leg.br

O público poderá mandar perguntas pelo chat do canal. 

Você pode conferir aqui a íntegra do bate-papo.