Já pensou participar de uma vivência política que se assemelha ao processo legislativo real? Isso é o que os Parlamento Jovem Brasileiro tem oferecido todos os anos a dezenas de estudantes.

Em uma prática de Educação para Democracia, o programa reúne jovens de diferentes culturas, gêneros, etnias, crenças e realidades sociais para uma vivência política em que eles não apenas dão voz às suas ideias, mas também refletem sobre inclusão, tolerância e respeito a diversidade - valores essenciais para o convívio democrático.

Os participantes são protagonistas: autores e relatores de propostas legislativas. Para tanto, eles aprendem como se organiza a nossa democracia representativa, além de compreender a importância da participação e do controle social.

Vivenciar o Parlamento Jovem Brasileiro é exercitar na prática a busca do consenso entre os diferentes pensamentos – todos trabalhando pelo bem comum, ao mesmo tempo em que exercitam suas habilidades de escuta, debate e argumentação.

Vivenciando o papel de um(a) deputado(a) federal

Todos os selecionados passam por uma formação à distância, em que formatam seus projetos e aprendem sobre Processo Legislativo. E, assim como os deputados federais eleitos, os estudantes selecionados também vêm à Brasília e tomam posse como Jovens Deputados. Durante uma semana, participam de atividades na Câmara dos Deputados e simulam a jornada parlamentar real.

Após os primeiros encontros e reuniões, os simulantes formam chapas e elegem os representantes da Mesa Diretora do Parlamento Jovem Brasileiro.
Todos os projetos de lei finalistas seguem para os trabalhos nas Comissões, onde são divididos conforme os temas e analisados por um outro deputado jovem, que faz o papel de Relator e emite um parecer favorável ou desfavorável. Nas Comissões, são feitas análises de mérito, relevância e viabilidade econômica.

Dos 78 projetos, dois são debatidos e votados na plenária final do PJB.
Todos os projetos aprovados nas comissões do PJB são encaminhados a uma comissão de deputados e podem tornar-se projetos de lei reais.

Que tal começar a pensar no seu projeto?

Para participar os pré-requisitos são: 

> Ter entre 16 e 22 anos até a data da viagem para Brasília
> Estar matriculado(a) e frequentando regularmente o ensino médio em escolas públicas ou particulares. Se o(a) estudante cursa o ensino técnico integrado ao ensino médio, ou está cursando o ensino médio na modalidade EJA (educação de jovens e adultos), também está apto(a) a participar
> Não pode ter participado como deputado(a) jovem em nenhuma outra edição do PJB

Navegue no site e encontre dicas de como organizar essa ideia no formato de um projeto de lei.