Aulives PJB

  • Como interagir com a Câmara dos Deputados? - Aulive PJB 2020
    Já ouviu falar em Parlamento Aberto? E o LabHacker, você conhece? Foi lá que surgiu as primeiras sementes da plataforma PJB participe.
  • Protagonismo negro na política - Aulive PJB 2020
    Este foi o tema de mais uma AULIVE do PJB, sugerido pelos próprios deputados jovens da edição 2020 Para isso, a jornalista Maíra Brito conversou com Silvia Souza, que é advogada e articuladora política da Coalizão Negra por Direitos no Congresso Nacional e também com o cientista político Carlos Machado (UnB).
  • O lugar das mulheres é na política! - Aulive PJB 2020
    Na Aulive desta semana, a jornalista Verônica Lima conversou com a Iara Cordero, assessora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados. Em um bate papo super importante e enriquecedor, elas ajudaram a gente a entender a importância das mulheres na política.
  • Como funcionam as eleições proporcionais? - Aulive PJB 2020
    Você já se perguntou como são eleitos os vereadores e deputados? Por que às vezes um candidato é eleito tendo obtido menos votos do que outros que não foram eleitos para a mesma vaga? Parece complicado? Será que é injusto? Esse modelo é o melhor para favorecer a representação da sociedade no Poder Legislativo?
  • Quem te representa - Aulive PJB
    Por que precisamos eleger representantes? Como escolher candidatos que representam os meus ideais? É comum ouvir: "(certo político) não me representa!" Por que esse sentimento é tão frequente? O que poderia ser feito para mudar essa situação? Todos os grupos da população estão realmente representados nas instituições?
  • Como decidir se um projeto deve virar lei? - Aulive PJB 2020
    Quando um projeto de lei chega à Câmara dos Deputados, primeiramente ele é analisado pelas comissões específicas relacionados ao tema. Em cada comissão, um deputado é escolhido para ser relator e fazer um estudo aprofundado da proposição, antes que ela possa ser discutida e votada pelos demais membros e, posteriormente, pelo plenário.
  • Por que existem tantos partidos políticos no Brasil? - Aulive PJB 2020
    Por que existem tantos partidos políticos no Brasil? Como diferencia-los? Faz diferença de que partido o deputado é? Não seria melhor acabar com os partidos políticos? Aposto que você já se perguntou sobre isso!
  • O que o Parlamento tem a ver com a Democracia? - AuLive PJB 2020
    A Organização das Nações Unidas (ONU) define Democracia como um valor universal baseado na livre expressão da vontade dos povos em determinarem os seus sistemas políticos, econômicos, sociais, culturais, bem como as formas de plena participação em todos os aspectos de suas vidas. A Democracia promove a proteção e a realização efetiva dos direitos humanos.
  • Processo legislativo sem complicação - Aulive PJB 2020
    O processo legislativo compreende a elaboração, a análise e a votação de vários tipos de propostas, como as leis ordinárias, medidas provisórias, emendas à Constituição, decretos legislativos, entre outros. E cada tipo de proposta segue um caminho (tramitação) diferente.