PJB na História - Dia Nacional do Bumba Meu Boi
O Bumba Meu Boi, conhecido também como boi-bumbá, é personagem de uma festa popular muito celebrada no Norte e Nordeste do Brasil. Une formas de expressão musical, coreografia e brincadeira. E costuma ser brincado durante as festas juninas - tanto que seu dia é nacionalmente todo 30 de junho.
Segundo historiadores, a tradição originou da cultura europeia, no século XVI, que foi trazida para o Brasil por colonizadores portugueses há três séculos atrás. Ao chegar em território brasileiro, a manifestação se moldou, misturando-se também às raízes africanas e indígenas.
Apesar de ser uma tradição forte no Norte e no Nordeste, o Bumba meu-boi é celebrado em todas as regiões brasileiras. Por isso, possui nomes e apresentações que variam de acordo com a particularidade de cada estado. Em Santa Catarina, por exemplo, é conhecido como Boi de Mamão, no Ceará é chamado de Boi Surubi, já na Paraíba, Boi-de-Reis é seu nome popular.
Em geral, a lenda conta a história de Mãe Catirina e seu esposo, Pai Francisco. Grávida, Catirina começa a ter desejos de comer língua de boi. Decidido em satisfazer as vontades de sua esposa, Francisco rouba e mata o boi mais bonito do dono da fazenda onde trabalha. Após saber da morte do animal, o fazendeiro pede a um pajé para ressuscitá-lo. Então, o boi renasce e o fazendeiro convoca uma grande festa para celebrar a saúde do animal.
Patrimônio Imaterial
No Maranhão, a brincadeira do Boi é um símbolo cultural importante. Em novembro de 2019, a celebração foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Durante o período junino, entre junho e julho, as festividades celebram santos católicos, como São João, São Pedro e São Marcial. Segundo a tradição, o chamado ciclo festivo deve seguir um calendário anual dividido em quatro etapas: os ensaios; o batismo, quando o boi (representado por um boneco) recebe bênçãos do padroeiro da festa; as apresentações, que ocorrem durante as festividades juninas; e por último, a morte, que marca o fim das celebrações.
Apenas em São Luís, existem mais de cem grupos de bumbameu boi, que se distinguem de acordo com o sotaque, a maneira de se vestir, as diferentes coreografias e os instrumentos escolhidos - alguns dos mais populares são a matraca, a baixada, a orquestra e a zabumba, considerada o ritmo original.
Festival Folclórico de Parintins
Já no Amazonas, a festa do Boi Bumbá em Parintins é realizada desde 1965, época em que muitos maranhenses migraram para a região. Sempre no último fim de semana de junho, o espetáculo conta com três noites de apresentação, onde o público presencia a disputa entre os alegóricos Boi Garantido vermelho e Boi Caprichoso.
Segundo o Governo do estado, a festança reúne mais de 38 mil espectadores por ano e aproximadamente 600 brincantes por boi-bumbá, que encenam o duelo entre os animais.
Fontes: UNESCO
Fundação Cultural Palmares