Câmara escolhe 78 estudantes secundaristas para o Parlamento Jovem Brasileiro 2020

Datas das próximas fases do programa também já foram definidas. Jornada parlamentar a distância começa em outubro. Vinda a Brasília será somente em 2021.
19/09/2020 10h22

Após receber 311 projetos pré-selecionados de todos os 26 estados mais Distrito Federal, a comissão de seleção do PJB 2020 trabalhou ao longo de três semanas para avaliar as propostas legislativas feitas por estudantes secundaristas interessados em fazer parte do Parlamento Jovem Brasileiro, edição 2020.
Formado por 38 analistas legislativos do Departamento de Comissões da Câmara dos Deputados, o grupo de avaliadores pontuou os projetos a partir dos seguintes critérios: Originalidade; Justificativa; Clareza, precisão e ordem lógica; Relevância/mérito da proposição para a sociedade; Adequado uso da modalidade escrita; Proposição de âmbito nacional/federal; Técnica legislativa.

A lista com os 78 selecionados e também a relação completa com a pontuação de todos os pré-selecionados já está disponível bit.ly/finalistaspjb2020

E a primeira live pós resultados do PJB no Instagram (www.instagram.com/parlamentojovembrasileiro), tem as reflexões das coordenadoras pedagógicas do PJB, Renata Bressanelli, e uma das avaliadoras da comissão, Sandra Neves sobre os projetos escolhidos e falar sobre o perfil desse grupo que deve vir a Brasília em maio de 2021.
Maíra Brito, outra coordenadora do PJB, ressalta a importância da parceria com o Departamento de Comissões. “Por estarem no cotidiano legislativo, eles analisam os projetos com um olhar técnico, além de também conseguirem observar os diferenciais das propostas e em alguns casos, a originalidade das soluções para questões que já em discussão na Câmara”.

Próximas etapas

Todos os 78 finalistas serão informados por e-mail, telefone e/ou mensagem de texto do Whatsapp, com detalhes sobre os documentos necessários para a matrícula no programa. Somente com o envio dos documentos dentro do prazo estipulado no calendário é que os estudantes estarão aptos a participar do PJB. O preenchimento obrigatório do formulário de matrícula, com o encaminhamento da documentação deve ser feita entre 18 de setembro e 09 de outubro.

Depois que todos estiverem matriculados, tem início uma formação a distância, com duração de seis semanas. Os jovens vão estudar sobre o papel dos partidos políticos e a importância do Parlamento para a Democracia, além de procedimentos da Jornada Parlamentar do PJB, que é composta pelo trabalho nas comissões temáticas e votação em sessões plenárias. 

Agora que já sabem como se elabora uma proposta legislativa, todos vão aprender sobre a preparar substitutivos para os projetos de lei, simulando o papel de relatores nas comissões. cada um deles fará um parecer sobre algum dos 78 projetos apresentados no PJB. Para isso, eles aprendem a analisar mérito, constitucionalidade, adequação financeira e orçamentária, para que possam aplicar esses conceitos em seus pareceres. A etapa presencial, antes prevista para setembro de 2020, foi adiada para maio de 2021 - se assim for possível, a depender da suspensão dos isolamento social em todas as UFs. 

O calendário completo com todas as etapas pós-resultado final também está disponível em bit.ly/calendariopjb2020

Todas as novidades sobre a jornada parlamentar continuam sendo também divulgadas nas redes sociais do PJB: www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro e www.instagram.com/parlamentojovembrasileiro

 

Finalistas serão próximos convidados das lives do PJB no Instagram
O PJB 2020 recebeu 1.068 inscrições. Dos 78 finalistas, 44 são do sexo feminino (56,4%) e 34 são do sexo masculino (43,6%). Somente 27% são estudantes de escolas particulares - os outros 73% vêm de instituições públicas de ensino estaduais ou federais. Detalhe: do total dos selecionados, 19 são alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico. A maior parte dos projetos versam sobre Educação (41%), seguidos por Direitos Humanos (20%), Segurança Pública e Meio Ambiente (ambos com 10%). Mesmo em tempos de COVID-19, o tema da Saúde teve apenas seis projetos apresentados (8%).

A partir de outubro as lives do PJB no Instagram entram em sua terceira fase. A cada semana, cinco selecionados para a edição 2020 estarão na rede apresentando seus projetos - que estarão disponíveis no site do programa

Já está nos seguindo nas redes sociais? Então clica aqui e ativa os lembretes, para não ficar por fora. 

www.facebool.com/parlamento.jovembrasileiro + www.Instagram.com/parlamentojovembrasileiro

 

Parlamento Jovem Brasileiro – aqui você representa muito!