17ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro conta nesta primeira fase com 311 projetos

Lista com os nomes da pré-seleção estadual para o PJB 2020 foi divulgado na última segunda-feira, 10 de agosto; Foram três meses de inscrições e mais de um mês de espera, mas os pré-selecionados do Parlamento Jovem Brasileiro já estão comemorando em casa! A primeira etapa de avaliação é realizada pelos pelas Secretarias Estaduais de Educação, que trabalham em parceria com a Câmara dos Deputados na implementação do programa nas escolas de todo o Brasil.
14/08/2020 14h55

Todo ano a dinâmica é a mesma: os projetos inscritos são repassados para os estados e Distrito Federal, que têm autonomia para montar suas comissões de seleção e definir as melhores ideias conforme relevância, argumentos da justificativa e técnica legislativa. 

Os resultados foram reunidos em Brasília e a lista dos pré-selecionados foi divulgada no dia 10 de agosto no https://bit.ly/preselecaopjb2020.

Comparando o total de projetos recebidos (1.068), manteve-se entre os pré-selecionados, a proporção de 46% homens e 54% mulheres. A maior parte dos estudantes tem hoje 17 anos e está no último ano do ensino médio.

75.6% dos selecionados são estudantes de escolas públicas. E dentre elas, 52,4% são estaduais e 23,2% são federais. A boa presença de estudantes matriculados em escolas federais surpreendeu a coordenadora pedagógica Raquel Braga. Segundo ela, em 2019, somente 09% dos selecionados vinham desse tipo de instituição.

Os temas com mais projetos são: Educação, Direitos Humanos e Saúde, nesta ordem.

Nesta sexta 14 de agosto, a Live do PJB no Instagram repercutiu os resultados e um pouco da dinâmica de pré-seleção.

O educador Leandro Passos - que teve oito de seus estudantes pré-selecionados pela Bahia, todos alunos da Escola SESI Djalma Pessoa - apresentou sua forma de trabalhar o PJB, além de falar sobre quais foram os desafios para manter o interesse dos estudantes mesmo a distância. Já a coordenadora estadual do PJB em Goiás, Vanessa Carvalho, relembrou o processo de divulgação e seleção feita por sua secretaria de educação. Raquel Braga tirou dúvidas sobre a próxima etapa seletiva, que vai definir os 78 deputados jovens de 2020.

Assista no Instagram, em https://bit.ly/liveprepjb2020

PJB NAS REDES SOCIAIS
O PJB tem recebido elogios de ex-participantes em suas redes sociais - tanto no Facebook quanto no Instagram. Os testemunhos contam como a experiência os levou ao interesse e engajamento nos temas políticos.

“Parabéns, PJB!! Parabéns por continuarem com esse projeto fundamental mesmo em períodos difíceis. Participei da 12° edição e foi um grande acontecimento na minha vida. Sou do Rio de Janeiro, na época fui o único do Interior do estado. Em breve, estarei terminando o curso de História, escolha que foi decidida no PJB. Parabéns, novamente e muitíssimo obrigado!”
Lucas Ventura (RJ) – participante do PJB em 2015.

Se você ainda não nos acompanha nas redes sociais, aproveita e vai lá:
Facebook: @parlamento.jovembrasileiro
Instagram: @parlamentojovembrasileiro

 

Parlamento Jovem Brasileiro – aqui você representa muito!